Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Enoturismo: Teresópolis começa a receber investimentos para vinícolas

Incentivo fiscal ajuda a movimentar economia rural. Missão "Vem Pra Terê" busca experiências na Serra Gaúcha

Luiz Bandeira

Teresópolis detêm os títulos de Capital Nacional do Montanhismo, Capital Nacional do Lúpulo, Casa da Seleção Brasileira e assim é um dos mais importantes destinos turísticos do país. Agora a missão “Vem Pra Terê”, que durante esta última semana esteve visitando “cases” de sucesso no segmento de vinícolas na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, reuniu informações e expertise para, em um futuro próximo se tornar também, referência na produção de boas uvas, atraindo para nossa região, visitantes, amantes de vinho e dessa forma fortalecendo a economia com o enoturismo. Uma das fortes vocações da Serra Gaúcha é a produção vinícola, reconhecida nacional e internacionalmente. Com a expectativa de desenvolver o setor de turismo, a economia e assim gerar emprego, a missão da comitiva do governo municipal ai Sul do país pôde desfrutar de uma experiência imersiva com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre o enoturismo, replicando práticas agrícolas de sucesso, utilizadas por produtores gaúchos, de forma a adapta-las à nossa realidade.
No grupo da missão “Vem Pra Terê”, Claudia Pacheco, gerente da agência Serrana II do Sebrae- RJ, responsável pelo fomento ao turismo, descreveu as potencialidades na implementação de práticas adotadas no Sul do País. “A gente está vendo na prática como está funcionando a questão do produtor, da produção local junto com o turismo, como é que ele conversa, como é que ele dialoga. A gente está percebendo que existe um processo muito bem definido, também existe um sentido de políticas públicas, que é extremamente importante, mas o produtor, dentro da rota do enoturismo, ele começa a se preparar melhor, se capacitar melhor pra entrar no mercado. Aqui em Gramado a produção é prioritariamente voltada pra localidade, mas a gente também tem a oportunidade de expandir uma agenda dessa e a gente conseguir dessa forma, mostrar aos nossos produtores que existe uma grande oportunidade de entrar no roteiro turístico e a gente faz o casamento perfeito entre o produtor e o mercado local”, projeta a representante do Sebrae-RJ.

Especialistas atestam que nossa região tem clima e solo para a vinicultura tanto que já existem duas vinícolas em fase de instalação em Teresópolis, uma em Arrieiro e outra às margens da RJ-130, em Campanha

Rica experiência
No interior de Gramado a missão conheceu modelos de negócios do turismo rural, forma de constituição e legalização das atividades para trazer para Teresópolis e fomentar o turismo no interior, valorizando a nossa experiência rural e os agricultores locais. A comitiva conheceu a Casa Valduga, em Bento Gonçalves (RS). Durante essa visita, a equipe pôde aprimorar seus conhecimentos sobre o enoturismo, segmento motivado pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades produtoras, visando trazer para Teresópolis um maior fluxo de visitantes para o segundo e terceiro distrito, fortalecendo também o turismo rural, gerando emprego e renda para a população.
Possuindo a maior cave de espumantes da América Latina, a vinícola serve de inspiração para as duas novas vinícolas teresopolitanas, localizadas em Arrieiro, no Segundo Distrito e em Campanha, Terceiro Distrito, às margens da RJ-130. Liderando a missão “Vem Pra Terê”, o prefeito Vinicius Claussen classificou o que observou na visita à Serra Gaúcha como uma grande oportunidade para o progresso da região rural do nosso município. “Alcançamos junto ao governo do estado uma lei de incentivo para a indústria, reduzindo o ICMS, e há poucos dias, duas vinícolas começaram a implantação dos seus negócios em Teresópolis. Temos aqui no Sul, a oportunidade de aprender nessa imersão. Estamos fazendo uma visita guiada e breve, em Teresópolis poderemos também desenvolver o enoturismo. Isso com certeza vai trazer fluxo de turistas com um perfil interessante, gerando renda, gerando emprego e valorizando ainda mais o nosso querido interior. Essa é mais uma iniciativa da missão ‘Vem Pra Terê’, buscando qualificação e referência de mercado para que Teresópolis fique cada vez melhor”, projeta Vinicius.

Divulgado nas redes sociais pela @tqsinfo o projeto estrutural da Vinícola Maturano, localizada no município de Teresópolis. Elementos em concreto aparente, com fachada e cobertura em estrutura metálica. Projeto estrutural @mauriciocaberlonengenharia e projeto arquitetônico @3ddesign_arquitetura

Boas condições
Especialistas atestam que nossa região tem clima e solo para a vinicultura tanto que já existem duas vinícolas em fase de instalação em Teresópolis, começando a produção no nosso interior com potencial de se destacarem também nesse segmento, ainda mais com o incentivo fiscal que reduz de 21% para 3% os impostos para esse tipo de indústria. A iniciativa do governo pode atrair investidores que tragam para Teresópolis mais negócios, que geram emprego, oportunidades e renda.

Especialistas atestam que nossa região tem clima e solo para a vinicultura tanto que já existem duas vinícolas em fase de instalação em Teresópolis

Outras visitas
A Associação Caminhos de Pedra foi a última pauta do roteiro da missão “Vem Pra Terê”. Junto com a equipe do SEBRAE RJ (Região Serrana II), o grupo passou por atrações do Roteiro Turístico de Bento Gonçalves (RS) para absorver as melhores práticas adotadas na região, e trazê-las para o Circuito Terê-Fri – ao longo da rodovia Teresópolis-Friburgo. O projeto gaúcho reúne 30 empreendimentos, os quais oferecem produtos e serviços diferentes e teve apoio do SEBRAE RS para efetuar melhorias a fim de gerar mais renda para a região, sem deixar de lado as características locais. Em média, o Roteiro recebe cerca de 150 mil visitantes por ano.

Edição 27/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis tem 255 casos de dengue confirmados

Governo Federal repassa área na Quinta Lebrão e Fonte Santa para o município de Teresópolis

Acusado de estuprar a afilhada é preso na Região Serrana

PRF recupera dois veículos roubados na BR-116

Rodrigo Caetano conhece estrutura da Granja Comary

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE