Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fotografias de Teresópolis pelo olhar do fotógrafo Renato Rabe

Profissional destaca em seu trabalho a paixão pelas belezas naturais do município

@ninabenedito

O município de Teresópolis possui as mais belas paisagens do país, entre a vasta vegetação de Mata Atlâtica, rios, cachoeiras, parques naturais, além de estradinhas e trilhas formam uma verdadeira tela em branco para máquinas fotográficas e câmeras de celulares. Há quem suba a serra fluminense especialmente para fotografar e registrar toda a exuberância de Teresópolis, digna dos mais belos cartões postais do estado do Rio de Janeiro. Em entrevista ao “Programa da Nina” na Diário TV, o fotógrafo Renato Rabe falou sobre o seu trabalho e a sua paixão pela natureza do município. “Eu sempre fui muito ligado á natureza, e Teresópolis é uma cidade inspiradora. Nós vivemos em uma cidade majestosa, que tem uma natureza exuberante. Nós temos locais cinematográficos, então eu procurei unir isso ao meu olhar e fazer o trabalho de fotografia, exatamente com esse olhar das belezas naturais de Teresópolis”, pontuou.

Segundo ele, tudo começou na época da faculdade. “Eu sou formado em enfermagem. Conheci a fotografia através de um equipamento fotográfico, uma câmera DSL, que eram câmeras de negativo, totalmente mecânica, a gente tinha que regular tudo nela, regular abertura, velocidade de acordo com a sensibilidade do filme, era tudo muito poético”, conta o fotógrafo. “Hoje em dia com a facilidade digital, a gente dá 10 cliques e seleciona a melhor foto, mas quando eu comecei, não era assim. Por um lado foi muito bom, porque isso me fez estudar mais a fotografia, estudar bem a sensibilidade, abertura, velocidade, trabalhar esses três pilares da fotografia para que saia uma coisa bacana, uma coisa legal”.

O ofício de fotografar
“Comecei a fotografar com natureza, e as pessoas começaram a gostar do meu trabalho e começaram a surgir solicitações para fazer eventos sociais. Comecei a fazer aniversário, casamento, batizado, formaturas. Hoje eu faço fotos de natureza e eventos sociais, me dedico mais a essas duas modalidades da fotografia”, enfatiza.

Seleção do que será fotografado
O significado da palavra fotografia é “escrever com a luz”, sendo assim, segundo Renato fotografia é luz. “Eu procuro muito a luz da manhã bem cedinho, ou a luz no final do dia. Fujo da luz do meio dia, porque é uma luz muito dura, uma luz que faz muita sombra. Já a luz do inverno em Teresópolis é excepcional pra fotografar, às vezes mesmo fora desses horários da manhã ou da tarde”, explica. “No inverno o sol passa mais baixo no horizonte, no verão o sol passa mais em cima, então não é uma luz muito boa, nem para ensaios, nem para fotos de natureza”.

Fotografias aéreas
O profissional contou que faz muitas fotografias aéreas, além de belas imagens e tem o costume de ir com bastante frequência para o interior do município como o Vale dos Frades, Vieira, Bonsucesso, Mottas, locais cinematográficos onde é possível gravar filmes com cenas incríveis, como já acontece.

Destaques
Um dos locais preferidos do fotógrafo é o Vale dos Frades, que segundo ele as estradinhas no meio das formações rochosas, o rio, é um local muito bonito. Destaque para a Cachoeira dos Frades, e mais lá pra cima a Fazenda Itatiba, a travessia Vale dos Frades para o Vale dos Deuses. “Eu tenho muitas fotos do Dedo de Deus, e nenhuma é igual a outra , porque sempre tem algum motivo, alguma coisa diferente . É possível fazer uma foto de longa exposição, deixa-se o sensor da máquina um pouquinho aberta mais tempo, o movimento das nuvens, a noite dá pra pegar o céu estrelado, fotos da via láctea, enfim, existem uma infinidade de situações que mesmo o seu modelo principal sendo o Dedo de Deus, você sempre vai ter a oportunidade de ter uma foto diferente”, disse.

Livro “Teresópolis Majestosa”
“Esse é um foto livro encadernado que eu coloquei vários locais de Teresópolis , e a ideia é ter um material de qualidade, é um papel de gramatura boa, vem também com um estojo forrado para guardar o livro. É um álbum para a pessoa ter na sua sala, ou em uma sala de reuniões na empresa, em um hotel fazenda para mostrar um pouquinho de Teresópolis , empresas de Turismo. Eu acho um material muito bonito que eu fiz com muito carinho, são fotos recentes da cidade. As imagens aéreas foram feitas com drone da DJI. No momento eu estou sem drone, estou procurando patrocínio para adquirir um equipamento novamente, porque na época da pandemia , não tinham eventos sociais, e tudo que eu faço em fotografia, meus rendimentos são com eventos sociais, e acabei tendo que me desfazer de alguns equipamentos para sobreviver, mas pretendo adquirir outro drone para continuar esse trabalho. Fotografias como o Poço Dois Irmãos no Parque Nacional, o pôr do sol no mirante da estrada Teresópolis Itaipava , considerado o pôr do sol mais bonito da região, e várias outros locais, muitas das vezes, pouco conhecidos pelos moradores ou por visitantes, estão no foto livro Teresópolis Majestosa”, relatou.
Quem se interessar pelo material pode entrar em contato com o fotógrafo Renato Rabe pelo telefone (21) 9 9866-1729. No Instagram @teresopolis_majestosa, ou para contratar o profissional para eventos sociais ou ensaios fotográficos na natureza. A entrevista completa você poderá acompanhar na programação da Diário TV ou pelo canal do YouTube Diario TV Teresópolis.

Edição 24/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Festival Sesc de Inverno terá shows com Mumuzinho e Paralamas do Sucesso

Onde estão os vereadores de Teresópolis?

Promoção de Férias no Parc Magique e Fazendinha do Le Canton no domingo (28)

Novos radares começam a funcionar na Rio-Teresópolis x Além Paraíba

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE