Entre os dias 11 e 13 de fevereiro ocorre o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal e coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Ministério do Planejamento e Orçamento formulou, em parceria com a SRI, o Manual de Transição Municipal, disponibilizado a todos os municípios brasileiros em outubro de 2024. O apoio do MPO aos entes federados permanece forte em 2025, com a participação das diferentes áreas do ministério no Encontro, por meio de oficinas sobre planejamento de médio e longo prazo, acesso a financiamentos externos, avaliação de políticas públicas.
Está prevista a participação da ministra Simone Tebet em momentos chave do evento, na abertura, acompanhando o Presidente Lula, em encontro com gestoras (12/02), e no encerramento do evento. O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como propósito aproximar o governo federal dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, recursos e ferramentas voltados a prefeitos(as), governadores(as) e gestores estaduais e municipais.
Em 2024, 5.568 municípios do país elegeram novos(as) gestores(as) para o mandato de 2025-2028. O governo federal entende que este Processo de transição é um momento crucial para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o governo federal e os municípios. Assim, o governo federal se prepara agora para o lançamento da terceira edição do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reunirá mais de 20 mil pessoas em Brasília.
O evento é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), correalizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Serão mais de 170 atividades simultâneas distribuídas nos auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Dedicado a fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal, o encontro será uma oportunidade para anunciar novas ações, diretrizes e apresentar informações sobre programas e recursos disponíveis aos municípios, além de estreitar os laços entre gestores municipais e o governo federal.