Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Civil Municipal reforça segurança com novas viaturas e equipamentos não letais em Teresópolis

Investimentos no setor ampliam a estrutura da corporação e a efetividade da atuação nas ruas da cidade

Maria Eduarda Maia

A Guarda Civil Municipal de Teresópolis vive um novo momento. Com investimentos recentes em equipamentos e qualificação, a corporação passa a atuar de forma mais estratégica e ostensiva nas ruas, como um conceito de polícia militar, ampliando a sensação de segurança da população e a eficiência no atendimento às ocorrências do dia a dia. Entre as mudanças mais visíveis estão as novas viaturas, principalmente do Grupamento de Operações Especiais (GOE), que já fazem parte da rotina da cidade e chamam a atenção da população pelo padrão diferenciado. Esses carros possuem características distintas, e não é por acaso: eles são padronizados de acordo com a função de cada grupamento.
A Guarda Municipal hoje atua com três grupamentos, com cada um com suas respectivas viaturas: o GOE, a Ronda Escolar e o K-9. Cada um possui funções específicas dentro da corporação. “O K-9 tem auxiliado muito o 30º Batalhão da Polícia Militar na detecção de entorpecentes e ilícitos. Já a Ronda Escolar atua na segurança e no patrulhamento do perímetro em torno das escolas. O GOE é um grupo destinado ao pronto emprego, para auxiliar os demais grupamentos. A maioria das viaturas é caracterizada de forma diferente, e o grupo realiza rondas na cidade e nos bairros”, elencou o 2º Inspetor da GCM, Luciano, em entrevista ao Diário.

Além das viaturas, a Guarda também recebeu novos equipamentos, incluindo armas não letais, como pistolas de elastômero, que reforçam a capacidade de atuação dos agentes, principalmente em situações que exigem controle sem o uso de força letal. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

O GOE, o Grupamento de Operações Especiais, adquiriu três viaturas automáticas Toyota Yaris e três motocicletas. Esses equipamentos foram adquiridos por meio do Fundo Municipal de Segurança e também com algumas doações do Governo Federal. Isso ajuda na sensação de segurança e no emprego imediato das nossas ações”, completa o representante da corporação.
Ainda segundo ele, o adesivamento diferente das viaturas contribui diretamente para a organização do trabalho, permitindo que cada equipe atue da maneira mais adequada para sua missão. “Essa identificação diferente, aos olhos do público, serve para mostrar aquele grupo mais qualificado para o pronto emprego em algumas ações da Guarda Municipal.”, frisou.
Além disso, as motocicletas também fazem parte da estrutura operacional da GCM, facilitando a atuação. “Elas ajudam a locomoção e o pronto emprego em situações de emergência ou atuação no trânsito, como acidentes. O deslocamento da moto agiliza muito o atendimento das guarnições.”, destacou Luciano.

“Essas viaturas foram adquiridas por meio do Fundo Municipal de Segurança e também com algumas doações do Governo Federal. Isso ajuda na sensação de segurança e no emprego imediato das nossas ações”, explicou o 2º Inspetor da GCM, Luciano. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Investimentos em equipamentos
Além das viaturas, a Guarda também recebeu novos equipamentos, incluindo armas não letais e câmeras de monitoramento nas fardas. Esses itens reforçam a capacidade de atuação dos agentes, principalmente em situações que exigem controle sem o uso de força letal. “Também recebemos pistolas de elastômero e o Spark, que é uma pistola de choque para imobilização. Já as câmeras são primordiais para a corporação, pois ajudam a estabelecer os limites de atuação da Guarda e aumentam a segurança tanto do agente quanto do cidadão durante uma abordagem”, esclareceu o inspetor da GCM, frisando que o sistema de monitoramento atua como garantidor de direitos para ambas as partes.
Sobre o armamento menos letal, a pistola utilizada é da marca Condor, com carregador para 12 munições de elastômero. O uso segue protocolo específico: o disparo deve ocorrer a mais de cinco metros de distância do agressor e direcionado aos membros inferiores, para evitar danos graves ou letalidade. “O objetivo é justamente reduzir ao máximo qualquer risco de letalidade, mantendo a eficácia operacional. Essa pistola contribui muito para o trabalho da Guarda Municipal, aumentando a sensação de segurança tanto para o agente quanto para a pessoa abordada”, pontuou Luciano.
Esses investimentos recentes no setor acompanham uma nova postura: a Guarda passa a atuar de maneira mais estruturada e organizada, com a presença mais ostensiva nas ruas, em um modelo operacional que pode ser comparado a uma espécie de polícia municipal. “A Guarda realiza policiamento comunitário e, geralmente, é a primeira a chegar nas ocorrências. Esses equipamentos auxiliam muito na atuação da corporação.”, completou.

As motocicletas também fazem parte da estrutura operacional da GCM, facilitando na atuação e deslocamento. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Treinamento de armas de fogo
Além do armamento menos letal, o cronograma também prevê capacitação dos agentes para o uso de armas de fogo, como pistola 380 ou 9mm. “Esta última tem uso restrito, mas foi permitido seu uso para a Guarda. A utilização segue critérios legais, carga horária definida e número de disparos estabelecido em lei. A Prefeitura e a Guarda Municipal, ao realizarem esse treinamento, seguirão rigorosamente todas as exigências legais”, explicou o inspetor, reforçando que o conjunto de equipamentos e capacitações tem como objetivo final reforçar a segurança da população.

O GOE é um grupo destinado ao pronto emprego, para auxiliar os demais grupamentos. A maioria das viaturas é caracterizada de forma diferente, e o grupo realiza rondas na cidade e nos bairros. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


Teresópolis 30/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Saiba o que vai funcionar no feriadão do Dia do Trabalhador

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta-feira

PRF intensifica a fiscalização durante o feriado nas rodovias federais do RJ

Operadores do Turismo Rural participam de vivência no Terceiro Distrito de Teresópolis

Para fugir de radares, motoqueiros realizam bandalhas na BR-116

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE