Isla Gomes
Em Teresópolis os flagrantes de infração e imprudência relacionados aos motoqueiros são corriqueiros, muitos cometem bandalhas que colocam em risco suas vidas, a vida dos outros motoristas e também de pedestres. Recentemente tivemos o caso de uma mulher de 49 anos que foi atropelada por um desses condutores enquanto atravessava a rua no cruzamento das ruas Flavio Bortoluzi de Souza e Mucuri, no Alto. Imagens de um circuito de segurança mostram que momentos antes do ocorrido o autor estava empinando a moto. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital das Clínicas com ferimentos leves e o caso está sendo investigado pela 110° Delegacia de Policia, que está trabalhando na identificação do autor. Esse é apenas uma das muitas ocorrências neste âmbito que assolam a cidade.
O agente Antônio Luiz Lopes, da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Guarda Civil Municipal, conta que casos como esse são frequentes e uma operação intensiva será realizada para coibir infrações. “Infelizmente aqui vemos muitas imprudências no trânsito, muita gente querendo levar vantagem, muita ultrapassagem na ciclofaixa mesmo sabendo que é para os ciclistas, ultrapassagem de canteiro central, e muitas outras infrações que são cometidas no município. Essas atitudes irresponsáveis colocam em risco a vida de todos. Por isso a importância de serem feitas operações de trânsito que conscientizem e penalizem essas práticas, nosso foco principal é a segurança da população”, explica.
Operação Verão
Visando intensificar a coibição às violações no trânsito, principalmente com relação aos motoqueiro, uma operação será realizada em conjunto com outras forças de segurança. “O secretário de Segurança Pública Da Luz e o Comandante da GCM, Gil Wellington, estão marcando com a Polícia Militar a ‘Operação Verão’, na qual serão feitas operações de trânsito em conjunto com a Polícia Militar visando unir forças para promover mais segurança e ordem, e assim evitar tragédias. Segundo o Comandante Gil, a partir deste Natal já vai começar e os trabalhos seguem durante o mês de janeiro todo. Entre as muitas medidas que serão tomadas, os motoqueiros sem placa serão conduzidos à delegacia, multados pelas infrações e suas motos serão levadas para o depósito. As forças de segurança estarão atentas ao combate dessas imprudências que causam altos índices de acidentes em Teresópolis”, ressalta.
Fiscalização constante
Apesar dos trabalhos de fiscalização serem intensificados na “Operação verão”, as ações para combater irregularidades nesta esfera já tem sido realizados. No fim de semana, por exemplo, a Guarda Civil Municipal flagrou um motoqueiro empinando a moto no bairro Bom Retiro, na Rua Tenente Luis Meirelles. Os Guardas constataram ainda que a moto estava sem placa, sem sinalização e com pneus carecas. O condutor foi encaminhado para a 110ª DP e a moto para o depósito público municipal, em Três Córregos.
Como denunciar irregularidades
O agente destaca que é fundamental o apoio da população na construção de um trânsito mais seguro, ele salienta que é possível colaborar denunciando irregularidades. “A população pode fazer contato com o telefone da GCM que é o número 153. É uma ligação gratuita e a pessoa não precisa nem se identificar, só fazer a denúncia que prontamente seguiremos ao local”, conclui Lopes.