Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Histórias da Serra: Tenente-corononel Fábio Gonçalves destaca ajuda

?O comandante do quartel dos bombeiros de Nova Friburgo (também foi comandante em Teresópolis), Tenente-coronel Fábio Gonçalves, participou dos resgastes da maior tragédia natural sofrida pela Região Serrana, causada pelas fortes chuvas que atingiram a região, há 10 anos. Na época, ele havia sido acionado para atuar em uma ocorrência menor, e ao voltar ao quartel, já foi imediatamente enviado para outros chamados, percebendo então a gravidade da situação. Fábio Gonçalves participou de vários resgates e viu um colega dos bombeiros se tornar uma vítima fatal do desastre. Ele relembrou momentos que nunca mais serão esquecidos e ressaltou a participação ativa dos moradores nas ações.

O comandante do quartel dos bombeiros de Nova Friburgo (também foi comandante em Teresópolis), Tenente-coronel Fábio Gonçalves, participou dos resgastes da maior tragédia natural sofrida pela Região Serrana, causada pelas fortes chuvas que atingiram a região, há 10 anos. Na época, ele havia sido acionado para atuar em uma ocorrência menor, e ao voltar ao quartel, já foi imediatamente enviado para outros chamados, percebendo então a gravidade da situação. Fábio Gonçalves participou de vários resgates e viu um colega dos bombeiros se tornar uma vítima fatal do desastre. Ele relembrou momentos que nunca mais serão esquecidos e ressaltou a participação ativa dos moradores nas ações.

– Nós não dormimos nos três primeiros dias e o que mais me impressionou foi como a cidade ficou devido à catástrofe e o auxílio que recebemos da população. Desde o primeiro momento, pessoas chegavam no quartel para ajudar. Tivemos 30 equipes, sempre com civis e bombeiros, foi realmente impressionante a quantidade de gente que queria nos ajudar – destacou o comandante.

Desde a tragédia, o Governo do Estado investe em obras de recuperação e de prevenção a desastres na região. Em dezembro, foi lançado o Plano de Contingência para as Chuvas de Verão 2020/2021. O documento traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas, garantindo a proteção da população, além de reduzir danos e prejuízos.  Além disso, a Secretaria de Defesa Civil conta com o sistema de alerta e alarme por sirenes e o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Após o maior desastre natural do país, a secretaria tem monitorado e emitido alertas sobre as condições meteorológicas e realizado capacitações com as Defesas Civis municipais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Skatista de apenas 10 anos vai representar Teresópolis em competição nacional

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

Governo estadual altera regras para o e-commerce

SEDCON e PROCON-RJ divulgam monitoramento de preços da Black Friday

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE