Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José foca responsabilidade ambiental na saúde

Unidade promove projetos que visam a diminuição da quantidade de resíduos descartados na natureza

Com o objetivo de reduzir custos de energia elétrica e adotar práticas cada vez mais sustentáveis, a equipe de Manutenção e Engenharia Clinica do Hospital São José, em Teresópolis, desenvolveu e vem executando um projeto de desligamento automático do sistema de ar condicionado central (Chiller). Os equipamentos de geração de água gelada são desligados automaticamente sempre que a temperatura ambiente se mantém abaixo de 15º, e voltam a ligar, também de forma automática, quando a temperatura ambiente fica acima deste set point. “Durante a fase de testes, com desligamento manual, observamos que a economia era possível, então resolvemos iniciar o teste programado de forma automática. Neste período, verificamos que não houve qualquer falha na operação do sistema, ou reclamação de falta de climatização do Centro Cirúrgico, UTI e unidade de internação, e se confirmou que a renovação do ar ambiente estava sendo suficiente para manter a temperatura dentro das normas de Tratamento de Ar Condicionado em Estabelecimentos Assistenciais da Saúde (NBR 7256)”, comentou o José Landoaldo Pereira, Gerente Regional de Manutenção e Engenharia Clínica do hospital.
O sistema, que está em operação desde maio de 2021, vem atendendo as expectativas de economia da unidade. “Levando em consideração que o custo inicial do projeto foi zero e que a central de ar condicionados do Hospital já é automatizada, o projeto está atendendo aos objetivos propostos de sustentabilidade financeira e ambiental”, completa José Landoaldo.
Com a experiência deste projeto no HSJ, o mesmo foi implantado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis – RJ, ambos pertencentes à Rede Santa Catarina, com algumas particularidades da instalação da unidade, que também está conseguindo atingir os objetivos propostos. Além de projeto de automação, o HSJ também possui outros projetos voltados para sustentabilidade, como a reciclagem, que já reutilizou mais de 23 toneladas de resíduos sólidos (plástico, papelão, alumínio e ferro) desde Janeiro de 2021. “A preocupação constante com o meio ambiente faz com que a equipe da Casa se esforce para dar a destinação correta a todos os resíduos que são gerados pelo Hospital”, comenta Jéssica Meirelles, Engenheira de Segurança do Trabalho do HSJ, adicionando que existem ainda outras iniciativas sustentáveis, como a destinação correta de pilhas, baterias e lâmpadas de LED e, também, a transformação dos tecidos provenientes do Centro Cirúrgico para a confecção de ecobags, que são bolsas posteriormente utilizadas em eventos e ofertadas aos colaboradores. “Por meio de todos esses projetos, o HSJ tem como objetivo a diminuição da quantidade de resíduos descartados diretamente na natureza, além de trazer benefícios diretos para os colaboradores, a sociedade e o planeta”, divulga a instituição.

Divulgação HSJ

Tags

Compartilhe:

Edição 06/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Golpe do falso comprovante de PIX deixa comerciantes em alerta

Prefeitura lança campanha para combater as faltas escolares na rede municipal

Campanha coleta DNA de familiares para ajudar nas buscas por pessoas desaparecidas

REFIS com até 85% de desconto em juros e multas em Teresópolis

Sine Teresópolis anuncia 199 vagas de emprego

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE