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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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IPEM vai aferir radares da rodovia Rio-Teresópolis

CRT irá manter trânsito no sistema de pare e siga para a realização do serviço

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que nesta terça-feira, 26, entre 09h30m e 12h, está prevista a realização, junto ao Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), da aferição dos radares fixos instalados no trecho da Serra (km-91), em ambos os sentidos, para controle dos limites de velocidade. Durante a realização dos serviços, haverá a necessidade da implantação de sistema de pare e siga. “Os locais estarão devidamente sinalizados e equipes da CRT atuarão na orientação do tráfego. Para qualquer outra informação os usuários da BR-116/RJ devem ligar para os números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos”, informa a Concessionária Rio-Teresópolis, que nesta segunda-feira, também realizou aferição de instrumentos para contagem de tráfego no km-45,5, trecho entre Teresópolis e Além Paraíba.
Tais equipamentos da Serra foram instalados no início de 2018 por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para conferir maior segurança em alguns pontos onde não havia fiscalização, como nos quilômetros 1,9 (Localidade de Cortiço, sentido Além Paraíba), 53,5 (Ponte Nova, ambos os sentidos), 78,6 (Fonte Santa, ambos os sentidos), 91,1 (Descida da Serra, ambos os sentidos), 101,2 (Guapimirim, ambos os sentidos) e 104,1 (Guapimirim, sentido Rio de Janeiro). Todos os locais estão devidamente sinalizados.
Os radares fixos foram instalados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por intermédio da concessionária, e a aplicação da penalidade de multa aos motoristas que excederem os limites de velocidade será feita pela Polícia Rodoviária Federal, autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via. Único ponto da zona urbana onde aconteceu a intervenção foi o bairro da Fonte Santa, no quilômetro 78,6, em trecho onde acontece diariamente volumosa travessia de pedestres. Anteriormente, havia quebra-molas instalados no trecho – equipamentos que foram retirados assim que os radares passaram a funcionar de forma educativa, há cerca de um mês. No Segundo Distrito de Teresópolis, o controle eletrônico de velocidade está sendo feito no quilômetro 53,5 em Ponte Nova, próximo a trecho com grande reta e onde alguns motoristas costumavam abusar da velocidade – colocando em risco também outros condutores e logicamente pedestres e ciclistas que utilizam os acostamentos da rodovia.

Abandono na BR-495
Uma importante via de acesso da região segue abandonada e preocupante situação: a BR-495, que liga nosso município ao distrito de Itaipava, em Petrópolis, tem muitos buracos, desníveis na pista e a vegetação está cobrindo praticamente toda a sinalização lateral da pista. Além de esconder importantes indicativos de curvas, pontes e outros trechos onde o motorista precisa ter atenção ainda maior, o fato de fragmentos florestais e muito capim tomarem as bordas da rodovia contribui para aumentar o risco de graves acidentes de trânsito. Em vários pontos, nas sinuosas e apertadas curvas, os motoristas têm sido obrigados a puxar pelo menos um pouco para a mão contrária. Tal situação pode ainda envolver em casos até fatais os ciclistas que utilizam a estrada para treinar ou apenas como espaço de lazer.
No último fim de semana, percorremos os trechos de serra da Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, que tem 33,4 quilômetros de extensão entre Quebra-Frascos, em Teresópolis, e Itaipava, em Petrópolis. Ao longo de toda a via, que sofreu a última grande intervenção mais de 10 anos atrás, tendo passado no meio desse caminho por problemas gerados por fortes chuvas, vários pontos com desnível e remendos. Na “curva da ferradura”, como é conhecida a mais forte delas, já no lado petropolitano, recentemente foi fechada uma grande cratera. Ainda assim, é preciso ter cuidado ao passar por ela. Além da necessidade de recuperação da camada asfalta, o que mais preocupa é realmente a falta de capina nas margens da BR-495, principalmente no lado de Petrópolis. A manutenção da Teresópolis-Itaipava é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, que inclusive tem escritório em Teresópolis. Fica ao lado da sede da Polícia Rodoviária Federal, na Avenida Presidente Roosevelt. Ou seja, de fácil acesso a rodovia.

Gilberto Oliveira

Entre 09h30m e 12h desta terça-feira está prevista a realização, junto ao Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), da aferição dos radares fixos instalados no trecho da Serra

Edição 22/11/2024
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