Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Laboratório de Ciências contribui para aprendizado de alunos do CEROM

Espaço construído na escola da rede pública municipal é referência para aplicação da disciplina

O Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM) é a maior unidade de ensino da rede pública municipal de Teresópolis e atende 910 alunos nos três turnos de ensino, incluindo o ensino do 6º ao 9º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para contribuir para o aprendizado dos estudantes, a unidade conta com um Laboratório de Ciências, inaugurado em 2019, pelo atual governo, para auxiliar os ensinamentos da disciplina com aulas práticas e interessantes para a experimentação dos conteúdos. “A Educação é prioridade desde o início da nossa gestão e os avanços nessa área são enormes, tanto na infraestrutura, como a instalação de internet em todas as unidades escolares, como no investimento no pedagógico. Adquirimos 1.400 computadores para os 90 novos Inovalabs, entregamos cerca de quatro mil tablets para os alunos e contratamos mais de 600 novos professores. A montagem do Laboratório de Ciências no CEROM faz parte desses investimentos e nos orgulha muito contribuir para o aprendizado dos estudantes da nossa rede”, exaltou o Prefeito Vinicius Claussen.

A unidade conta com um Laboratório de Ciências, inaugurado em 2019, para auxiliar os ensinamentos da disciplina com aulas práticas e interessantes para a experimentação dos conteúdos. Foto: Bruno Nepomuceno/AsComPMT


A diretora do CEROM, Cíntia Cunha Castro também pontuou sobre a importância do equipamento para o aprendizado dos alunos. “A montagem do Laboratório de Ciências em nossa escola foi um enorme ganho. Esse contato direto e prático que os alunos têm ao participar de aulas nos laboratórios de Ciência ajuda muito no aprendizado e no entendimento sobre diversos assuntos relacionados ao conteúdo pedagógico e também para a vida deles”.


Carine Machado Almeida, professora de Ciências, destacou os benefícios de ter um laboratório na escola. “Eu fui chamada para lecionar aqui no Cerom há dois anos e o laboratório tinha acabado de ser montado. É uma estrutura essencial para o trabalho de Ciências porque precisamos aguçar e ativar a curiosidade dos alunos. Então, ter um equipamento desse disponível traz um diferencial enorme para as aulas, os alunos demonstram um interesse muito maior pelo conteúdo. Na sala, você está visualizando o aprendizado, no laboratório está praticando o aprendizado. Aqui, os alunos são os protagonistas do aprendizado”.
Entre outros benefícios que o uso do Laboratório de Ciências proporciona estão: permitir compreender as dimensões científicas; estabelecer relações entre fatos e ideias; promover a compreensão e a utilização dos recursos tecnológicos e suas implicações éticas e ambientais de produção e utilização; utilizar o conhecimento cotidiano para desenvolver o conhecimento científico, possibilitando um saber mais amplo; articular os conceitos construídos para organizá-los em um corpo de conhecimentos sistematizados; possibilitar a interpretação da complexidade do mundo; e apoiar e colaborar na construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

“Na sala, você está visualizando o aprendizado, no laboratório está praticando o aprendizado. Aqui, os alunos são os protagonistas do aprendizado”, destaca a professora Carine. Foto: Bruno Nepomuceno/AsComPMT

Edição 11/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores do Meudon relatam prejuízos com a retirada das ‘mangueiras pretas’

“Pra Já” vai agilizar exames laboratoriais em Teresópolis

Prefeitura vai leiloar ‘sucatas’ da antiga frota municipal

Centro Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas em Teresópolis vai iniciar cadastros

INVESTIGAÇÃO SOBRE VÍDEOS: “Atos libidinosos não foram gravados no hospital” informa HCTCO

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE