Mais de 200 estudantes de Teresópolis participaram nesta segunda-feira (24) do projeto “Educação para o trânsito – Escola Nota 10 da Lei Seca. O projeto conscientiza adolescentes sobre os riscos da associação entre álcool e direção, e é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Governo – Segov. Nesta segunda (24) a equipe esteve no CIA José Francisco Lippi, em Venda Nova, onde pela manhã 120 estudantes participaram das atividades e no turno da tarde outros 98 receberam as informações. O trabalho preventivo é feito por agentes da Lei Seca, entre os quais pessoas com deficiência – vítimas de acidentes de trânsito envolvendo a temática do álcool e condução de veículos.
– Na semana passada mais de 500 estudantes de Petrópolis participaram das atividades do “Escola Nota 10”. Esta semana a equipe da Lei Seca está em Teresópolis. É um projeto, incentivado pelo governador Cláudio Castro, que busca sensibilizar e conscientizar os adolescentes sobre os riscos de beber e dirigir – um trabalho realizado junto aos futuros condutores para construirmos uma cultura de responsabilidade no trânsito – ressalta o secretário de Governo, Bernardo Rossi
Durante a palestra, alunos recebem informações sobre a associação do uso de álcool e direção, assistem a vídeos informativos e participam de atividades que ajudam a compreender o impacto do álcool sobre o condutor. Agentes PCDs da Lei Seca, também compartilham suas histórias de vida com os alunos.
– São agentes PCDs que estão nesta condição por conta de acidentes que envolvem a temática de uso de álcool e direção de veículos e que fazem um trabalho de conscientização importante. Os depoimentos sensibilizam e despertam a consciência sobre a importância da responsabilidade no trânsito – afirma Bernardo Rossi.
Nesta terça (25) as atividades acontecem no CE Fany Niskier, em Albuquerque; na quarta (26) a equipe estará no CE Edmundo Bittencourt, na Várzea, e na quinta (27), é a vez dos alunos do CE Higino da Silveira, na Várzea. As atividades acontecem nos turnos da manhã e da tarde.
Nos intervalos de turno, os alunos participam do trabalho de conscientização aos condutores, em uma blitz de caráter Educativo, com entrega de panfletos de conscientização. Para isso, é feita a montagem de uma fiscalização em via pública, com a mesma estrutura da Operação Lei Seca.