Marcello Medeiros
Estudantes da Escola Belkis Frony Morgado, em São Pedro, e do CIEP Amaury Amaral dos Santos, no bairro da Fonte Santa, receberam o diploma de participação no curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que em Teresópolis é coordenado pelo 30º BPM com o objetivo de prevenir a entrada dos jovens no mundo das drogas e também combater o bullying. Pais, familiares e professores participaram das solenidades de formatura dos alunos, com a presença dos representantes da Polícia Militar que têm conduzido as palestras no município. “Parabéns aos formandos e não se esqueçam: drogas? Tô fora!”, destaca o 30º BPM.
Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, filhos e educadores há bastante tempo. Partindo dessa polêmica, foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 50 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema manter as crianças longe das drogas.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. Para mais informações sobre a aplicação desse curso nas unidades de ensino, os telefones de contato do quartel local são 190 e 2742-7755.