Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ministro vota para unificar entendimento do STF sobre uberização

Supremo está discutindo questão sobre vínculo de emprego entre motoristas e plataforma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin votou para reconhecer que a Corte deverá unificar nacionalmente a questão sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e a plataforma Uber. A Corte começou a analisar no plenário virtual se reconhecerá a chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa. Ao votar pelo reconhecimento da repercussão, Fachin citou que existem no país cerca de 10 mil ações sobre o assunto e é necessária uma decisão definitiva do Supremo. O ministro é relator de uma ação que trata da “uberização”.
“Não se pode olvidar que há decisões divergentes proferidas pelo judiciário brasileiro em relação a presente controvérsia, o que tem suscitado uma inegável insegurança jurídica. As disparidades de posicionamentos, ao invés de proporcionar segurança e orientação, agravam as incertezas e dificultam a construção de um arcabouço jurídico estável e capaz de oferecer diretrizes unívocas para as cidadãs e cidadãos brasileiros”, afirmou o ministro.
O julgamento virtual vai até o dia 1º de março. Após decidir sobre o reconhecimento da repercussão geral, o Supremo vai marcar novo julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos. Apesar de várias decisões da Justiça Trabalhista reconhecerem o vínculo empregatício, o próprio Supremo possui decisões contrárias. Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vinculo com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 27/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Linha Verde registrou 373 denúncias de crimes ambientais em Teresópolis em 2025

CEU da Cultura em Teresópolis já está licenciado para construção

Acordo mediado pelo TRF2 encerra conflito fundiário da Quinta do Lebrão

Curso Foco Ensino Personalizado abre nova turma de pré-vestibular

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE