O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na tarde desta terça-feira (29), uma sessão solene para a entrega do Colar do Mérito do MPRJ aos agraciados de 2022 e 2023, que não haviam recebido a honraria anteriormente. A comenda é a mais alta distinção da instituição, destinada a personalidades que contribuem de forma notável para o fortalecimento e avanço das atividades do Ministério Público.
Presidida pelo procurador-geral de Justiça Luciano Mattos, a sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, que contou com a presença do corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins. Foram homenageadas, pelo ano de 2022, a procuradora-geral adjunta da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, e a promotora de Justiça do MPRJ, Tatiana Costa Torres. Em 2023, receberam a honraria o secretário de Segurança Nacional e ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, e o conselheiro do CNMP e ex-procurador-geral de Justiça Militar, Jaime Cassio Miranda. Esses homenageados foram reconhecidos por suas contribuições significativas à atuação e fortalecimento do Ministério Público. “Essa honraria representa o reconhecimento do MPRJ à dedicação e aos esforços daqueles que ajudam a fortalecer e aprimorar o trabalho que entregamos à sociedade”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.
A cerimônia contou com a presença do corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias; os conselheiros do CNMP, Paulo Cezar Passos e Moacyr Rey Filho; o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; a subprocuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Gomes; o procurador-chefe do Trabalho, Fabio Villela; o corregedor-geral do MPT, Jeferson Luiz Pereira Coelho; e o procurador de Justiça do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves, representando o procurador-geral de Justiça do Pará, Cesar Bechara Mattar Júnior. O evento também foi prestigiado por Manoel Murrieta, ex-presidente da Conamp.
Na ocasião, também estiveram presentes o secretário-geral do MPRJ, Roberto Goes; o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Femperj), Sávio Bittencourt; a ex-corregedora-geral do MPRJ, Luciana Sapha; e o presidente do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), Leandro Navega. A cerimônia reuniu ainda outras autoridades que estão no Rio de Janeiro para participar do II Congresso Nacional do CNPG.