Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mulheres em destaque no segmento de turismo em Teresópolis

Conheça cinco profissionais que têm trabalhado para manter o setor em alta no município

@ninabenedito

O município de Teresópolis é um celeiro de mulheres incríveis e que deixaram seus nomes marcados em nossa história. Muitas vêm trilhando o mesmo caminho e certamente deixarão um legado para as próximas gerações. Várias delas se destacam nos cargos públicos, como as secretárias de Turismo, Cultura, Saúde, Educação, Administração, Desenvolvimento Social e Mulher, outras tantas empreendedoras, empresárias, artesãs, médicas, advogadas e outras profissionais que vêm fazendo a diferença. No trade turístico, as mulheres são a esmagadora maioria, e todas são incríveis cada uma dentro do seu segmento específico. Nesta homenagem, decidimos destacar cinco segmentos que se complementam, e as mulheres que estão por trás de cada um deles.

Secretaria de Turismo
Atual secretária da pasta, Elizabeth Mazzi é uma carioca surfista que se apaixonou por Teresópolis e decidiu realizar um sonho familiar e montar um restaurante aproveitando o cinturão verde que oferece os insumos frescos do campo à mesa e a proximidade do grande centro. Filha de Helena Lobo Mazzi e Fausto Mazzi, Elizabeth é casada com Nelson Luiz Wanderley, e mãe do adorável Pedro Mazzi Wanderley. Formada em Comunicação Social pela UERJ e Administração de Empresas pela UNIFESO, Elizabeth morou com a família por um período na Europa tendo uma experiência culturalmente enriquecedora, mas nunca perdeu o contato com Teresópolis e ao voltar para o Brasil, a condição era de que se estabelecesse por aqui. Querida por todos do trade turístico, vem se destacando como uma das melhores secretárias da pasta, mantém as portas do seu gabinete abertas para todos os envolvidos do segmento recebendo as demandas e construindo de forma colaborativa a imagem de Teresópolis tanto para turistas, quanto para os moradores.

Turismo gastronômico
A empresária Vânia Ferreira Baddini, filha de Samuel Ferreira e Vanda, esposa de Pedro Luiz Baddini, mãe de Pedro Henrique, Luiz Phillipe e João Pedro, sogra da Crisley, Priscila e da futura nora Taiane, avó da Ana Luiza, do Henrique e da Isadora. Formada em Recursos Humanos, se tornou empreendedora no ramo da moda quando morava em Colatina, no Espírito Santo. Teve fábrica de jeans, loja de vestidos e há cerca de 10 anos vendeu tudo e resolveu investir no ramo da gastronomia. Junto com a família, fundou o antigo restaurante Don Phillipe, que esteve com suas portas abertas até o ano de 2020, quando se iniciou a pandemia. A empresária se apaixonou tanto por esse mundo da gastronomia que sozinha fundou o restaurante Donna Tê, uma homenagem a nossa Imperatriz Teresa Cristina, que dá nome a cidade de Teresópolis, e criou um produto turístico de experiência, o famoso Jantar com a Imperatriz, onde os clientes desfrutam da presença da Imperatriz, interpretada por uma atriz da cidade. Vânia Baddini é uma apaixonada pela família, apesar de como empresária não parar um só minuto, a sua alegria está completa na presença de todos em volta da mesa, criando memórias. Presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis e uma apaixonada pelo turismo de experiência, busca o crescimento da cidade através de eventos que envolvam a nossa gastronomia.

Turismo Histórico Cultural
A atriz Estefane Lucas Martins, nascida em Teresópolis, filha de Kennedy Souza de Oliveira e Ernandes de Matos Martins, teve diversas profissões, já trabalhou na agricultura, foi balconista em diversas áreas, auxiliar de produção, auxiliar administrativo, cuidadora de crianças especiais, cabelereira e barbeira. Atualmente interpreta lindamente a Imperatriz Teresa Cristina em vários eventos e projetos da cidade, entre eles o produto turístico “Jantar com a Imperatriz” criado pela empresária Vânia Baddini. Devidamente caracterizada com vestido de época, Estefane encanta a todos com sua performance impecável e com a história de Teresópolis e da Imperatriz, como se diz “na ponta da língua”. Apaixonada por música e teatro, Estefane tem o sonho de viver da sua arte, trabalhar com o que ama fazer. Seu desejo é o e poder ajudar as pessoas ao seu redor e levar mais cultura especialmente para as crianças. É voluntária em um projeto de sua comunidade, onde ensina através da arte com dança e teatro para crianças, o Projeto Rur’Art criado em 2015.

Turismo Cervejeiro
Ana Cláudia Pampillón é filha da saudosa e querida professora e escritora Neli Pampillón, ex-secretária de Educação do município, e do advogado Dr. José Carlos Pacheco. Mãe de Rodrigo Pampillón Gonzales Pacheco Meirelles Pinto e Paula Pampillón Gonzales Pacheco Meirelles Pinto, Ana é avó da linda Eva Pampillón Meirelles Oliveira Alvim. Nascida em Teresópolis, Ana Cláudia Pampillón é turismóloga e sommelier de cerveja. Foi comissária de bordo da extinta Varig de 1982 a 1990. Coordenadora da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, um projeto da Associação Turística do Estado do RJ que reúne 26 cervejarias em cinco municípios da Serra Verde Imperial, incluindo Teresópolis, o projeto fomenta economicamente as cidades através do Turismo Cervejeiro. Consultora em eventos cervejeiros, Ana Cláudia se destaca na cultura do lúpulo no Brasil, desde a venda da muda, manejo do solo, colheita e a venda dos cones. Teresópolis foi eleita a Capital Brasileira do Lúpulo, sendo o primeiro viveiro de lúpulo legalizado no país. Sua grande paixão é viajar pelo mundo, conhecer lugares novos com experiências locais, gastronômicas e culturais, e compartilha de suas vivências, enriquecendo o Turismo Cervejeiro de Teresópolis.

Turismo Rural
Julianna Rocha é Guia de Turismo, Diretora da Agência de Turismo Ecoplay Tour e Viagens. Natural de Niterói, escolheu Teresópolis para viver com a família. Esposa do médico Flavio Ramos, mãe de Yasmin, Vitor e Valentina, a empreendedora se desdobra para se dedicar ao que mais ama, o turismo e a família. Com ampla experiência no turismo receptivo e no desenvolvimento de produtos, Julianna é a pioneira no turismo rural do município. Em 2016 estudou o potencial desse segmento, pesquisou, realizou várias visitas técnicas e montou roteiros diversificados para atender não só turistas que sobem a serra em busca de novas experiências, mas também os moradores que não conhecem a região. Atualmente recebe grupos de outras cidades em busca da vivência rural sempre com o olhar voltado para a agricultura familiar, os produtores locais, bem como os atrativos do Segundo e do Terceiro Distritos. Diretora secretária da Associação Convention Bureau de Teresópolis, também representa a cidade em feiras e congressos dentro e fora do estado, levando o nome de Teresópolis para as prateleiras do turismo.

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE