Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Obra de revitalização da Feirinha do Alto em Teresópolis deve ser concluída até dezembro

O Diário registra início dos trabalhos e divulga projeções para o importante atrativo turístico
  • Luiz Bandeira

A Feirarte, um dos mais importantes atrativos turísticos de Teresópolis, está passando por uma necessária revitalização que promete dar uma nova cara ao espaço. O projeto apresentado pela prefeitura em encontro no gabinete do prefeito, no dia 29 de março passado, aos representantes dos cerca de 540 expositores, contempla novas construções como um Pórtico de Entrada, Mercado Orgânico e a Nova Praça de Alimentação, que somadas à reforma do Coreto e da Estação serão os personagens principais para criação da nova identidade arquitetônica da Praça Higino da Silveira, onde funciona a Feirinha. O lançamento da pedra fundamental ocorreu no dia seguinte ao encontro e o marco foi instalado em uma das extremidades da Praça Higino da Silveira, junto ao totem “Vem pra Terê”. Esta semana, funcionários da empresa contratada para o serviço começaram a trabalhar no bairro do Alto.

A quadra poliesportiva revitalizada também será um espaço para shows com palco reversível


A reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve na Praça Higino da Silveira para conversar com Alex Castellar, assessor especial do governo estadual, e Deco Pacheco, presidente da Associação “Sou Mais Ferinha”, que representa os expositores, para entender melhor como será a obra. Segundo Castellar o investimento feito pelo governo do estado na cidade é significativo, mas a revitalização da feirinha merece destaque, pois será muito importante para fomentar o setor de turismo da nossa região. “Como feira de artesanato essa é a mais importante do estado, a segunda maior feira do Brasil e eu tenho uma história especial aqui por que a minha mãe foi fundadora da Feirinha do Alto, a gente começou a trabalhar aqui com nove anos de idade nessa feira com a minha mãe e com as minhas tias, então é um momento muito importante, mais uma vez parabéns ao prefeito”, disse.
Castelar fez questão de admitir o empenho do governo municipal para a realização de tão esperada reforma. “Primeiro eu queria parabenizar o prefeito Vinicius Claussen e dizer que o empenho dele foi importante nesse processo, o projeto na verdade é da prefeitura, capitaneado pelos expositores que também colaboraram muito para a gente poder chegar nesse momento e dizer que eu acho que a cidade está feliz”, destaca.

As obras começaram pelo setor onde ficava o parquinho, removido para outra área

Feirantes comemoram
Quem está muito entusiasmado com o início das obras é o presidente da “Associação Sou Mais Feirinha”, Deco Pacheco, que aproveitou para agradecer ao empenho do executivo municipal e estadual para que finalmente a Feirarte receba a atenção merecida. “Primeiramente agradecer ao Alex Castellar representando o governador Claudio Castro e ao nosso prefeito Vinicius Claussen por esse carinho e dedicação com a feirinha”, disse, projetando uma ferinha mais moderna e cheia de novos atrativos. “Eu acredito que vai ficar a feira mais bonita do Brasil. Nós vimos o projeto e ficou maravilhoso, ficou muito perfeito e foi o que o prefeito falou comigo, ele pediu tanto carinho pra empresa, pra construtora pra fazer um Disney aqui na feirinha e vai ficar legal”, estima Deco.

Presidente da Associação “Sou Mais Feirinha”, Deco Pacheco, diz que a cidade vai ganhar muito com a nova feirinha


Operários já trabalham, por hora, no entorno do setor onde ficava o parquinho de diversões, removido para outra área, mais ampla. Todos os setores vão passar por períodos de intervenções, que serão escalonadas com estimativa de prazo de 60 dias para cada. Infelizmente o pequeno comerciante da Feirinha vai ter que conviver ao menos até o fim do ano com esses problemas, como explica o representante dos expositores. “Vamos tentar fazer da melhor maneira possível pra não trazer transtorno, por que nós sabemos que esse mês agora é o mês de vendas na Feirinha, do inverno, é a fatia gorda, então o prefeito está fazendo de tudo pra não dar prejuízo a ninguém. Eu estava até agora ao telefone com ele, que me dizia que vai fazer de tudo pra tentar amenizar, pra obra seguir seus tramites legais sem prejudicar ninguém. Não é só a Feirinha e o expositor que vai ganhar essa obra, o teresopolitano vai ganhar uma praça linda, são 22 mil metros quadrados revitalizados da Praça Higino da Silveira, preparados para a população de Teresópolis e lógico que a feirinha também ganha com isso”, pontua Deco Pacheco.

Alex Castellar garante que até dezembro a revitalização seja concluída

Parceria
Alex Castellar comemora a parceria entre a prefeitura e o governo do estado e estima o prazo de entrega da revitalização em seis meses. “Eu acho que essa junção, essa colaboração entre prefeitura e governo do estado, está dando muito certo em Teresópolis e é mais um dos grandes investimentos. São R$ 12,9 milhões de investimentos aqui, vai ter uma reforma completa em mais ou menos 180 dias, eu estou falando aí de seis meses, acreditamos que entre dezembro e janeiro a gente está entregando esta obra e eu acho que é um momento histórico pra nossa cidade”, concluiu Castellar.

DIREITOS AUTORAIS: O Diário de Teresópolis não autoriza reprodução do texto, fotos e imagens, mesmo com crédito. Material protegido por Lei de Direitos Autorais. Não copie, compartilhe!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 13/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil