Em resposta às reclamações publicadas nas redes sociais nos últimos dias sobre a sinalização da obra de reforma do Pórtico do Centenário, na Avenida Rotariana, no Soberbo, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou à redação do jornal O Diário e Diário TV nesta quarta-feira, 09, que “o trecho de domínio da CRT na Avenida Rotariana, no Soberbo, está devidamente sinalizado” e ainda que “a Prefeitura está regularizando, junto à concessionária, a retirada do paralelepípedo para recomposição do piso, trabalho que será executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos”. Também de acordo com o documento, a previsão é de que a revitalização seja concluída em até 30 dias. O serviço de recuperação da estrutura do pórtico está sendo realizado por uma empresa particular. “O empresário que aderiu ao projeto ‘Adote Terê’, se responsabilizando pela obra de reforma do pórtico, é Miguelangelo Pereira Peligrino, da empresa Vamilar Comércio de Móveis Rústicos Ltda”, explicou a PMT.
“O trecho de domínio da CRT na Avenida Rotariana, no Soberbo, está devidamente sinalizado”, informou a prefeitura
Também entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Concessionária Rio-Teresópolis, que detalhou as informações sobre a assunto, destacando que, justamente devido a questão de sinalização, o serviço teve que ser interrompido. “No entanto, essa obra foi iniciada sem conhecimento e autorização da CRT, tendo sido embargada no último sábado devido ao comprometimento da fluidez do tráfego de veículos no local. Após a formalização da Prefeitura com a descrição dos serviços a serem realizados, solicitando autorização e se responsabilizando pela segurança com a Guarda Municipal e sinalização com equipamentos próprios, o pedido foi analisado pela CRT e encaminhado para aprovação final da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres”.
Mais sobre a reforma
O termo de adoção foi assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen e pelo empresário Miguelangelo Pereira Peligrino no fim de 2021 e inclui a remodelação paisagística do jardim do entorno da estátua da Imperatriz Teresa Cristina, também no Soberbo. A restauração do pórtico envolve a inserção de lambrequins (ornamento com recortes de madeira) no beiral do telhado, troca de telhas e aplicação de detalhes em madeira do estilo arquitetônico enxaimel nas paredes. Pintura geral, pintura dos mastros e colocação das bandeiras das tradicionais colônias de imigrantes no município completam as intervenções. Os jardins do entorno do pórtico e da estátua da Imperatriz Teresa Cristina receberão mais de 2.000 mudas de plantas, entre hortênsias, sunpatiens vermelhas e coloridas, lantanas, moréias, liríopes e bromélias imperiais.
“O pórtico terá sua identidade visual renovada e ganhará características arquitetônicas inglesas. O ‘Terê tão Bela’ vai saindo do papel e, gradativamente, recuperando a referência inglesa que chegou a Teresópolis por influência de George March, desbravador dessa região no século XIX. Nosso agradecimento ao empresário pela parceria, que dará um charme especial e embelezará a entrada da cidade. As ações para resgatar a identidade de Terê e avivar a sensação de pertencimento da população pela cidade vão continuar, com várias intervenções urbanas de renovação dos locais públicos”, garante o Prefeito Vinicius Claussen.
Os projetos de melhorias e manutenção dos jardins e espaços públicos são elaborados pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. Os adotantes recebem orientação técnica de paisagista da Prefeitura, que acompanha e fiscaliza os trabalhos de revitalização paisagística.