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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Obra na rodovia está provocando congestionamentos que podem aumentar o tempo de viagem em até 20 minutos

Canteiro de obras foi instalado próximo à antiga Termocel. Equipamentos e operários já trabalhando

Luiz Bandeira

No dia 6 de julho de 2021, em comemoração aos 130 anos do nosso município e ao lado de várias autoridades e representantes da sociedade civil, o governador Claudio Castro inaugurou a pedra fundamental das obras de recuperação da RJ-130, a Teresópolis-Friburgo, que sozinha escoa a maior parte da produção de hortaliças do estado. Mais de seis meses depois, finalmente os serviços começaram. O canteiro de obras está montado logo após o viaduto da Prata, a poucos metros da antiga fábrica Termocel. As máquinas já trabalham neste trecho da rodovia fazendo a fresagem para só depois então colocarem a cobertura asfáltica. O tráfego de veículos está sendo controlado no sistema para e siga, causando congestionamento na Teresópolis-Friburgo para quem chega à Teresópolis, na BR-116, para quem vai acessar a RJ-130 e na Estrada Wenceslau José de Medeiros desde o Vale Paraíso até o acesso a RJ-130. Quem rotineiramente usa alguma destas vias precisa ter paciência e se programar para não perder o compromisso, porque o tempo de viagem aumentou em torno de 15 minutos por conta das intervenções. A empresa União Norte Fluminense Engenharia e Comércio Ltda. foi a vencedora da licitação, orçada em R$ 62.713.516,95, a previsão é de 10 meses de trabalhos, portanto a reforma deve ser concluída até o fim deste ano. O Assessor Especial de Governo, Alex Castelar acredita que o prazo será cumprido, descartando a possibilidade dele se estender até 2023, “Trabalhamos muito para tirar esse projeto do papel, 24 anos depois, sob a determinação do Governador Cláudio Castro, as obras começaram. Fico feliz em poder estar contribuindo para essa realização. Teresópolis merece, o interior merece o nosso turismo merece”, destacou Castelar.

O que será feito em 10 meses na RJ-130

O projeto contempla quase 70 quilômetros de reforma do asfalto, recuperação do meio-fio, manutenção e melhorias na rede de drenagem existente, construção de acostamentos em trechos onde não há, sobretudo ainda no município de Teresópolis, reforma de pontes, instalação de guarda-corpo e defensas, contenção de encostas e acesso a condomínios, além de sinalização vertical e horizontal. A última vez que a RJ-130 recebeu obras foi em 1998, no governo Marcelo Alencar, quando houve apenas reforma da cobertura asfáltica e sinalização vertical. Os recursos investidos pelo governo para a obra são provenientes da concessão de serviços de saneamento do Estado do Rio de Janeiro, à iniciativa privada, antes de responsabilidade da CEDAE.  “É uma grande conquista para Teresópolis. Foram dois anos trabalhando muito para conseguirmos. A nossa Terê-Fri ficará novinha em folha, com recapeamento completo e nova sinalização. Agradeço muito ao nosso Governador Claudio Castro que entendeu a importância dessa via para a agricultura, o turismo e para a mobilidade dos moradores do interior e vai investir mais de 70 milhões em Teresópolis e região” disse o prefeito Vinícius Claussen após o início das obras.

Obra vai pavimentar o progresso da região

É senso comum, a importância da região do Terceiro Distrito de Teresópolis para a produção agrícola do Estado do Rio de Janeiro, afinal temos ali cerca de seis mil agricultores familiares onde há o maior PIB agrícola do estado, produzindo, em sua maioria, folhosas. Essa obra é fundamental também para o fomento do setor turístico promovendo o circuito Tere-Fri para o mundo, onde estão estabelecidos vários empreendimentos de hospedagem e gastronomia. Não bastasse a importante ligação com Nova Friburgo, outra cidade com vocações semelhantes às de Teresópolis, a reforma da RJ-130 projeta crescimento na economia de ambos os municípios, na qualidade de vida de quem mora na região e na distribuição da expansão populacional, que pode tirar dos centros urbanos, a pressão causada pelo constante aumento na densidade demográfica. Com a Teresópolis-Friburgo reformada Albuquerque, Vargem Grande, Venda Nova, Vieira, Bonsucesso, entre outras localidades de Teresópolis, que são acessadas pela rodovia, tornam-se mais atraentes para quem quer viver em um lugar tranquilo sem abrir mão da comodidade e do fácil acesso. 

 

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Edição 28/03/2024
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