Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Onda de calor aquece as vendas de microempreendedores em Teresópolis

Fenômeno é comum nessa época do ano, mas está mais intenso em 2023. Veja dicas de como se proteger

Isla Gomes

O fim de semana foi de calor intenso e nesta semana que se inicia, do dia 13 ao dia 18 de novembro, também não teremos trégua do calorão. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que diz que as altas temperaturas seguem ao longo desses dias com incidências de pontos do país chagando em temperaturas acima dos 40°C, e no município de Teresópolis não é diferente, seguiremos esta semana inteira com termômetros na faixa de 35/36 graus. O forno em que estamos é resultado de uma forte onda de calor, o fenômeno é comum nesta época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificado pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Para o comércio de Teresópolis é a chance dos pequenos empreendedores alavancarem as vendas. Foto: Isla Gomes/Diário

Para o comércio de Teresópolis é a chance dos pequenos empreendedores se destacarem e alavancarem as vendas com produtos que refresquem a população, como é o caso do Oliveira Lourenço dos Santos, popularmente conhecido como “Seu Merico”, que há anos segue firme e forte vendendo seus picolés na Praça da Matriz de Santa Teresa e em suas redondezas. “As vendas estão maravilhosas, graças a Deus, antes desse calor as vendas estavam fracas, mas agora deu uma boa movimentada, fico muito feliz com isso”, relata o simpático vendedor.

“Nós estávamos esperando o verão chegar para aproveitar, mas essa onda de calor já antecipou o movimento de clientes”, afirma Leidiane. Foto: Isla Gomes/Diário

Água de coco
Outra fonte de refresco e hidratação é a água de coco, que é muito indicada nas altas temperaturas, pois, auxilia na reposição de sais minerais que o corpo elimina com o suor durante a transpiração. Mais uma microempreendedora que está trabalhando a todo vapor nos conta que essa onda de calor é como um verão antecipado para as vendas. “Nós estávamos esperando o verão chegar para aproveitar para alavancar as vendas, mas essa onda de calor já antecipou o movimento e atraiu muitos clientes, está todo mundo nos procurando para se hidratar, pois, melhor do que uma água de coco nesse calorão”, declara a vendedora Leidiane da Silva.

Dicas de proteção

  • Aumentar o consumo de água
  • Usar protetor solar
  • Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas
  • Usar chapéus e óculos escuros
  • Proteger as crianças com chapéu de abas
  • Usar roupas leves e que não retêm calor
  • Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados
  • Consumir alimentos leves, como frutas e verduras
  • Proteger os animais de estimação da exposição e aumentar a hidratação


Edição 03/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha: Expositores suspensos têm nova chance para atualizar dados

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

TERESÓPOLIS 134 ANOS: Confira a lista dos homenageados da Câmara em 2025

15ª Conferência de Assistência Social de Teresópolis discute ações para atender aos mais vulneráveis

Crise do troco desafia pequenos comerciantes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE