Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parnaso recebeu 208 mil visitantes em um ano

Demanda por experiências ao ar livre e perto da natureza aumentou

Os parques nacionais do país tiveram um pico de visitação no ano de 2023 com o registro histórico de 11,8 milhões de pessoas, 15% a mais que o total de visitações no ano anterior. Os números são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as unidades de conservação federais.

O recorde em comparação aos anos anteriores reflete uma recuperação dos números pré-pandemia, além de uma crescente demanda por experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

O Parque Nacional da Tijuca, o maior parque urbano do mundo, instalado na cidade do Rio de Janeiro, segue como líder do ranking de visitas. Em 2023, o lugar alcançou pela primeira vez a marca histórica de mais de 4 milhões de pessoas. A unidade passou de 3.542.778 frequentadores em 2022 para 4.464.257 no último ano. Suas trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas continuam a cativar brasileiros e estrangeiros, oferecendo passeios e caminhadas no meio da floresta.

O analista ambiental Leonardo Freitas, da equipe de uso público do Parque Nacional da Tijuca, disse que o aumento de cerca de 25% na visitação aconteceu de forma bem distribuída em toda a unidade. “A Floresta da Tijuca e o Parque Lage, nos quais não há cobrança de ingresso, receberam cerca de 30% a mais de visitantes na comparação com 2022, enquanto o Corcovado e a Vista Chinesa aumentaram o seu público em 27% e 15%, respectivamente”, avalia.

A pesquisa Tendências de Turismo 2024, realizada pelo Ministério do Turismo, aponta que o turismo de natureza/ecoturismo como a segunda principal motivação do viajante brasileiro, com 27% da preferência dos entrevistados, atrás apenas do turismo de sol e praia, o favorito de 59% dos consultados, o que contribui para embasar a visitação aos parques nacionais.

“O Ministério tem apostado cada vez mais no fomento ao segmento do ecoturismo como uma política pública para a promoção do turismo sustentável, pois, em especial depois da pandemia de covid-19, as pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”, explica a coordenadora-geral de Sustentabilidade e ações climáticas do Ministério do Turismo, Carolina Fávero.

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional

Chuvas excepcionais sujaram as águas da piscina natural e causaram diversos deslizamentos
A sede de Teresópolis, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, divulgou nesta quinta-feira (28) o fechamento temporário da piscina de águas naturais entre os dias 28 de março e 01 de abril, porque chuvas excepcionais sujaram as águas da piscina e causaram diversos deslizamentos no parque e na região. De acordo com o parque, no primeiro momento a equipe priorizou o atendimento a desabrigados e está agora avaliando e fazendo reparos emergenciais nas trilhas e na piscina de água natural na sede de Teresópolis. As condições nas demais áreas de visitação serão monitoradas e fechamentos podem ocorrer a qualquer momento.

Sobre o Parque
O PARNASO funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 7h às 16h. Às segundas-feiras, a unidade fica fechada para manutenção interna. “O parque está gratuito em todas as suas áreas: entrada, estacionamento, campings e trilhas. Atingida a lotação máxima, o portão serão fechado e não será reaberto. Respeitando-se a lotação diária correspondente a sede e o controle de público é dado por ordem de chegada. Para acesso ao parque a identificação individual é obrigatória (CPF acompanhado de documento com foto – RG, CNH ou passaporte)”, destaca a direção do PARNASO. O controle da visitação é feito mediante apresentação de documento com foto, sendo obrigatório para todos os visitantes portarem seus documentos de identificação, medida essencial para garantir a segurança dos frequentadores. É permitida a entrada com alimentos e bebidas não alcoólicas, porém animais domésticos não são permitidos.

Tags

Compartilhe:

Edição 05/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Definido o horário especial de funcionamento do comércio para o Natal

COMO FAZER UM MAU NEGÓCIO: Entenda como a Prefeitura de Teresópolis comprou um imóvel hipotecado por R$ 6,5 milhões

Teresópolis pode ficar sem coleta de lixo nesta quinta-feira

Material apreendido foi doado para o Lar Tia Anastácia

Polícia procura motorista que atropelou e matou pedestre na BR-116

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE