Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura retoma PAC Encostas em Petrópolis

Prefeito Rubens Bomtempo deu ordem de início das obras

Nesta terça-feira (19), o prefeito Rubens Bomtempo deu ordem de início para essas 3 obras, visitou as regiões que serão beneficiadas e conversou com os moradores.

Também participaram das visitas aos locais que receberão as obras: o vice-prefeito Paulo Mustrangi; a secretária de Obras, Vyrna Jacomo; o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão; e o vereador Ronaldo Ramos.

“O PAC Encostas estava parado há muitos anos. Conseguimos uma reprogramação junto ao Ministério das Cidades e recuperamos esses recursos. Com isso, a gente devolve mais segurança para a população. Os recursos se encontram na conta da Prefeitura. Então, as obras vão acontecer”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

193 obras da Prefeitura

Essas 3 grandes obras fazem parte do pacote de 193 obras de grande e médio porte que a Prefeitura vem realizando desde 2022. No balanço de obras divulgado pela Prefeitura, elas constavam como “em fase de licitação”. Com a ordem de início dada pelo prefeito, elas passam para a categoria “em andamento”. Com isso, das 193 obras, são 118 já concluídas, 53 em andamento e 22 em fase de licitação.

Entenda o PAC Encostas

  • O PAC Encostas é um programa do governo federal. Em Petrópolis, os recursos foram disponibilizados após as chuvas de 2011
  • Em 2014, a Prefeitura assumiu a execução das obras em Petrópolis
  • De 2014 a 2016, a Prefeitura executou 45% das obras
  • De 2017 a 2021, a Prefeitura executou apenas 4% das obras
  • Como pouco foi feito entre 2017 e 2021, o tempo passou, e os recursos disponíveis ficaram desatualizados com relação aos custos daquelas obras
  • Em 2022, o governo estadual se colocou à disposição para assumir o convênio do PAC Encostas como executor. No entanto, nada foi feito
  • Em 2023, a Prefeitura atuou junto ao governo federal para que os recursos que sobraram fossem usados em resposta às chuvas de 2022 (e não mais às de 2011)
  • Ainda em 2023, vitória. A proposta da Prefeitura foi aceita pelo Ministério das Cidades. Com isso, 3 grandes obras de contenção em pontos atingidos pelas chuvas de 2022 foram incluídas no programa: Rua Itália (Vila Militar), Ladeira Modesto Garrido (1º de Maio) e Eugênio Barcelos (Valparaíso)
  • Em 2024, a Prefeitura concluiu a licitação para essas 3 grandes obras
  • Essas 3 obras representarão um investimento de cerca de R$ 12 milhões.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE