Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de professores para atuar no Projeto Caravana do Trabalho. O programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e apoio da Prefeitura de Teresópolis. Serão contratados professores de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Trabalho e Cidadania para ministrar 80 horas do módulo básico dos cursos e monitores.
Ao todo, são 200h de aula, divididas entre módulos básico e técnico. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.solazer.org.br. O prazo final das inscrições é dia 7 de dezembro.
Inicialmente, serão oferecidos 4 cursos: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Não há pré-requisito de escolaridade para o participante, apenas que seja maior de 15 anos.
A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, como os itinerantes, de qualificação social e profissional. Os participantes receberão material didático e uniforme gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho. As aulas acontecerão à noite nas Escolas Municipais Cerom, no bairro de São Pedro, e Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso.