Por quatro dias (de sábado, 22, a esta terça-feira, 25), 28 profissionais de comissões técnicas de clubes da Série A1 do Brasileiro estiveram na Granja Comary, em Teresópolis, para um intercâmbio com a comissão da Seleção Feminina, liderada por Arthur Elias. Participaram de reuniões técnicas, presenciaram atividades das atletas, conheceram todos os recursos e estrutura do Centro de Treinamento da CBF e compartilharam experiências. O resultado foi o melhor possível, como atestam os próprios profissionais. Vários deles se empolgaram com os conhecimentos adquiridos nesse período e com a troca de ideias entre seus pares ou com os integrantes da Seleção Brasileira.
A ação inédita da CBF foi bem aproveitada pelos representantes dos clubes. Eles eram de diversas áreas – técnicos, auxiliares, analistas de desempenho, preparadores físicos, treinador de goleiras, fisiologista e técnicos da base. “Sem dúvida foi uma alegria gigantesca participar disso tudo. Como a gente sonha um dia chegar na Seleção Brasileira, foi muito bom estar em contato com esses profissionais de excelência. Uma possibilidade de troca, o que só tem a agregar ao futebol feminino. Estamos muito felizes, fantástico, foi minha primeira vez aqui na Granja, conhecendo todo esse Centro de Excelência. É um sentimento de gratidão e de muita felicidade”, destaca Nickolas Arthur, preparador físico do São Paulo.
Para Paulo Dede Ramos, técnico do Real Brasília, “Foi uma honra fazer parte disso, como eu disse pessoalmente para o Arthur Elias e todo staff: ‘muito obrigado pelo convite, por essa integração, a gente se sente honrado’. A gente vem aberto para sugar e extrair o máximo de aprendizado para sair daqui com o máximo de conhecimento de todos os aspectos. E claro, o que aprender aqui, vamos levar para o clube, levar pro dia a dia, pois sabemos os desafios que temos no Brasileiro, na temporada, e eu tenho certeza que vou levar daqui muita coisa boa pro nosso grupo, para nossas atletas. Elas vão com certeza adquirir lá o que estou adquirindo aqui e vamos juntos unir tudo o que estamos ganhando aqui para fazer uma grande temporada”.
Thaissan Passos, técnica do Grêmio, também destacou a estrutura e clima de treinos em Teresópolis. “Um encontro riquíssimo. Oportunidade que todos nós estamos tendo de estar num local de excelência, do quanto podemos tirar coisas muito boas daqui pra que cada um leve pra sua realidade nos clubes, para que possa estar desenvolvendo de uma maneira geral a modalidade dentro do pais. Lógico que viver num ambiente desse da Granja Comary foge a realidade de muitos, mas é a gente conseguir entender o que que a gente pode trazer para extrair melhoras significativas para os clubes. Também é importante todo mundo entender qual é a proposta o que a Seleção Brasileira busca durante a temporada, durante o ano durante, a Copa América e que a gente consiga entender e contribuir de alguma maneira estratégica para que a gente consiga potencializar o futebol feminino brasileiro até a o a Copa do Mundo do Brasil, que pé fundamental para todos nós”.