Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto leva oficinas e espetáculos circenses para as escolas de Teresópolis

Teresópolis é um dos municípios contemplados pelo espetacular “Circo Viva”

O governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da secretaria de estado de Cultura e Economia Criativa, e a Enel Distribuição Rio, através da lei de incentivo à cultura do Rio de Janeiro, apresentam o projeto “Circo Viva”, que é uma iniciativa da Associação Centro Cultural Viva, que leva espetáculos e oficinas circenses para alunos da rede pública, como também distribuição de cartilhas com jogo educativo. Ao todo, 12 cidades da Região Serrana e Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro estão sendo beneficiadas pelo projeto. E Teresópolis é um desses municípios. Na segunda-feira, dia 12, a Escola Municipal Francisco da Silva, em Volta do Pião, no Segundo Distrito, recebe a Trupe Circonflexo a partir das 10h.
No projeto os alunos têm acesso a um espetáculo de circo de variedades, com números de palhaçaria, malabarismo, equilibrismo e música ao vivo. Recebem também cartilhas que contam um pouco da história dos palhaços e que contem também um jogo de trilha com a temática circense e ainda na programação as crianças participam de uma oficina de malabarismo.
O projeto “Circo Viva” é realizado uma vez por mês e tem duração de dois anos, entre setembro de 2020 e setembro de 2023. Além de Teresópolis, os municípios que receberão o projeto são Carmo, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Macaé e Silva Jardim. Cada município recebe uma ação por ano, criando um circuito cultural alternativo em parceria com as escolas públicas locais.

Projeto em duas etapas
Devido às restrições em função da pandemia do Covid-19, a primeira etapa do projeto foi realizada de forma online, entre setembro de 2021 e março de 2022. Os espetáculos e as oficinas foram postados no Canal Circo Viva, com programação nova a cada mês, direcionados às Escolas e ao público em geral e podem ser acessadas pelo link: https://bit.ly/2YaCKar . As Cartilhas/Jogos foram entregues diretamente para os alunos das escolas parceiras.
A segunda etapa do projeto começou a partir de abril de 2022 e está sendo presencial. As ações culturais, em parceria com as escolas públicas dos municípios selecionados, acontecem em praças, quadras de esportes ou dentro das instalações das escolas. O projeto atua prioritariamente em zonas rurais, contribuindo na democratização do acesso, na garantia do direito à cultura e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública.

Compartilhe:

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis tem 255 casos de dengue confirmados

Governo Federal repassa área na Quinta Lebrão e Fonte Santa para o município de Teresópolis

Acusado de estuprar a afilhada é preso na Região Serrana

PRF recupera dois veículos roubados na BR-116

Rodrigo Caetano conhece estrutura da Granja Comary

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE