Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto ‘Pacto pelo Esporte’ elege nova presidente

Novo grupo reforça ações para o desenvolvimento do esporte nos próximos anos

Nesta quarta-feira, 30 de abril, na sede da Aberje, em São Paulo, o ‘Pacto pelo Esporte’ elegeu sua nova presidente. Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs, vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs e presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ), foi escolhida para presidir a organização. Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada à educação, ao esporte, à cultura, à cidadania, além de forte atuação na agenda ESG, Cláudia será a primeira mulher a ocupar o cargo na organização e o período de seu mandato será de três anos (de 2025 a 2028).
Além de Romano, Hugo Passarelli foi reeleito como vice-presidente. Paulo Kakinoff, CEO da Porto Seguro, deixou a presidência do Pacto, que assumiu após o falecimento de João Paulo Diniz, e agora passa a integrar o Conselho de Administração. “Desde 2015, somos signatários do ‘Pacto pelo Esporte’. É uma grande honra ser a primeira mulher a assumir a presidência deste organismo fundamental para o fortalecimento do esporte nacional. Espero que minha trajetória inspire outras lideranças femininas a se engajarem cada vez mais nesta agenda, ajudando a construir um ambiente mais diverso, ético e transformador para as próximas gerações”, afirma Cláudia.
Com seu trabalho incansável e visão estratégica, Cláudia Romano tem se consolidado como uma das líderes mais respeitadas no tema da governança esportiva e impacto social no esporte, tornando-se uma referência no apoio à formação e transição de carreira de atletas e paratletas, por meio do Instituto Yduqs. Ao longo de sua trajetória, Cláudia tem uma contribuição expressiva para o fortalecimento do esporte como vetor de inclusão, desenvolvimento e transformação social no Brasil. Seu legado inclui a defesa de boas práticas de gestão no setor esportivo, a promoção da educação por meio do esporte e o apoio a programas de incentivo a jovens talentos.
“Sou apaixonada pelo esporte e pelo que ele representa: superação, disciplina e transformação. Além disso, o impacto social do esporte é indiscutível. Esporte gera empregos e impulsiona a economia, movimentando cerca de US$ 1 trilhão por ano. Mas, sem uma boa governança e transparência, o potencial social do esporte fica comprometido. Meu compromisso à frente do Pacto será fortalecer ainda mais essa agenda de integridade e gestão profissional, conectando organizações, atletas e a sociedade civil em torno de práticas éticas, inclusivas e inovadoras”, reforça Cláudia.

Carreira e parcerias
Com uma sólida e respeitada rede de relacionamentos que abrange o setor privado, órgãos governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, organizações do terceiro setor e formadores de opinião, Cláudia também atua como conselheira em diversas instituições, como, por exemplo, o Conselho de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social da Associação Comercial do Estado do RJ e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além disso, é membro do grupo de trabalho sobre Transição e Dupla Carreira Esportiva do Ministério do Esporte e do Sport Integrity Global Alliance (SIGA). Seu trabalho foi reconhecido com importantes honrarias, como a Medalha Pedro Ernesto (2019) e a Medalha Tiradentes (2022), concedidas pela cidade e pelo Estado do Rio de Janeiro, respectivamente.
O ‘Pacto pelo Esporte’ também anunciou a eleição de Paulo Nigro como novo membro do Conselho de Administração. Executivo com passagens pela liderança do Hospital Sírio-Libanês, Aché Laboratórios, Tetra Pak e ex-presidente do LIDE Esportes, Nigro traz ao grupo sua ampla experiência em gestão e apoio ao esporte. O Conselho de Administração é atualmente composto por João Pedro Paro Neto (presidente e ex-CEO da Mastercard), Renato Ribeiro (diretor de Esporte do Grupo Globo), Ana Garcia (Componente Holding), Hortência Marcari (atleta e membro da Comissão de Atletas do COB), Luiz Sérgio Vieira (CEO da EY), Hamilton dos Santos (diretor executivo da Aberje), Tiago Gomes (sócio do Souto Correa), Thiago Pereira (vice-campeão olímpico e diretor da Wiz Corporate) e Valéria Café (diretora geral do IBGC). Tom Gerth (VP e Chief Audit Executive do Nubank) assumirá a presidência do Conselho Fiscal.

Próximas ações previstas
O ‘Pacto pelo Esporte’ também aprovou seu plano de ações para os próximos anos. Em 2024, a organização apoiou a continuidade de dispositivos de governança na nova Lei Geral do Esporte e celebrou a eleição de sua diretora-executiva, Daniela Castro, como membro independente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para 2025, estão previstos o fortalecimento da Rede de Profissionais de Marketing Esportivo, o relançamento do Rating Integra e a intensificação de discussões sobre a governança do futebol brasileiro.
O ‘Pacto pelo Esporte’ completa 10 anos em 2025 e projeta expandir ainda mais sua contribuição para o desenvolvimento do esporte no Brasil. A iniciativa continuará focada em apoiar entidades esportivas na adoção de boas práticas de governança, integridade e transparência, além de promover o reconhecimento das organizações mais bem avaliadas e ampliar a aproximação do setor privado com o esporte nacional.
“O engajamento de empresas em um acordo privado em prol do esporte é algo pioneiro. Após 10 anos, as empresas e suas lideranças reiteraram a importância da continuidade e fortalecimento do projeto. Trata-se de um caminho de longo prazo, com muito a ser feito — trazendo novas empresas, aprimorando a legislação e ampliando as boas práticas. Agradecemos à gestão de Paulo Kakinoff e Hugo Passarelli e estamos animados com a chegada de uma liderança tão potente e comprometida como Cláudia Romano”, afirma Daniela Castro, diretora-executiva do Pacto pelo Esporte.

Sobre o ‘Pacto pelo Esporte’
O ‘Pacto pelo Esporte’ é um acordo voluntário entre mais de 40 empresas patrocinadoras do esporte nacional, que estabelece regras e mecanismos de autorregulamentação nas relações entre investidores e entidades esportivas. Seu objetivo é fomentar práticas de governança, integridade e transparência para garantir credibilidade e segurança nos investimentos realizados. A iniciativa busca, a longo prazo, ampliar os patrocínios e fortalecer o esporte de alto rendimento no país.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caminho das Centenárias, uma trilha cheia de riquezas no Parque Estadual dos Três Picos

Parque Nacional sediará mais uma Abertura da Temporada de Montanhismo

Águas da Imperatriz inicia a construção da estação de tratamento de esgoto em Teresópolis

12ª edição do “Domingo no Parque” acontece neste domingo em Teresópolis

Acidente envolvendo três veículos na rodovia BR-116

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE