Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Proteção e bem-estar animal em destaque na escola Alice Saldanha

Estudantes realizaram trabalho de encerramento do ano letivo tendo como foco a causa animal

Alunos do Pré-escolar ao 5º ano da Escola Municipal Alice Saldanha, localizada no Morro do Tiro, no bairro de São Pedro, apresentaram os trabalhos produzidos para o encerramento do ano letivo. Com o tema Proteção e Bem-estar Animal, as crianças expressaram, através de desenho, pintura e uso de material reciclável, todo o conteúdo aprendido durante o ano com o apoio da Cartilha de Proteção e Bem-estar Animal, produzida pela COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal) e parceiros. Representantes do governo municipal o coordenador da COPBEA, Jackson Muci, e a protetora animal Beatriz Osório participaram do evento, que contou também com a presença de familiares dos alunos.
A Diretora do Departamento Pedagógico da SME, Mônica Oliveira, também comentou sobre o projeto da cartilha. “O almanaque foi idealizado pela primeira-dama e a COPBEA, com o apoio da Secretaria de Educação. As cartilhas chegaram para as escolas no início desse ano para serem trabalhadas com as crianças do primeiro segmento, com foco na empatia, cuidado e proteção aos animais. A ideia é que as crianças sejam multiplicadoras desses sentimentos e atitudes”.

A Cartilha
A COPBEA é vinculada à Secretaria de Saúde. O Almanaque de Proteção e Bem-estar Animal traz dicas sobre como cuidar bem dos animais, com conteúdo interativo, orientações efetivas e diretas, o que proporciona um aprendizado com envolvimento e diversão. Entre as informações, dados sobre vacinação, doenças, alimentação e higiene. O material foi distribuído no formato impresso para todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e conta ainda com conteúdo digital. A cartilha foi ilustrada por Rodrigodraw Miguel (ilustrador, produtor, professor e desenhista de artes visuais).
O diretor da escola enfatizou que quando a equipe escolar recebeu o almanaque ficou fascinada para fazer o trabalho de conscientização dos alunos e da comunidade em geral. “A ideia é ensinar, desde pequenos, a ter esses cuidados e carinho com os animais. O projeto ‘Aprendendo na escola e levando para todo lugar’ contou com palestra sobre educação ambiental e uma aula-passeio no campus veterinário do Unifeso, além dos trabalhos realizados em sala de aula, que estão expostos hoje. Foi um enorme aprendizado para todos nós, escola, alunos e familiares”, explicou o diretor, professor Pedro.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

FEPORT 2025: Competições e exposições da raça Manga-Larga Marchador confirmados

Ônibus: Feira do Produtor Rural de Teresópolis terá esquema especial de transporte

Ex-prefeito Vinicius Claussen foi reprovado por unanimidade no TCE mais uma vez

Ainda dá tempo de começar uma graduação no Unifeso em 2025

Ações conjuntas de redes de apoio continuam amparando vítimas de violência doméstica em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE