Maria Eduarda Maia
Após ser reformada, modernizada e ampliada, a Escola Municipal Governador Portella, localizada no bairro Jardim Pinheiros, foi reinaugurada nesta quarta-feira (30). O prédio, que passou anos com salas interditadas, tendo que realocar parte dos alunos em espaços improvisados, foi entregue pronta à população. Em entrevista à Diário TV, o prefeito Leonardo Vasconcellos ressaltou a missão de retomar as obras paradas de diversas instituições de ensino, unidades que não tiveram seus serviços concluídos em gestões passadas. “Para nós é uma alegria e, mais do que tudo, tornou-se a nossa obstinação: entregar, reformar e recuperar as escolas. Esse é o nosso papel. Esta já é a segunda escola que estamos entregando. Além dela, também estamos reformando outras instituições, como os dois CIEPs”, pontuou.
Leonardo também enfatizou a importância da revolução da unidade de ensino reformada para as crianças e sua equipe, visto que, a partir de agora, os alunos estarão estudando em um só espaço. “Nós tínhamos crianças há três anos estudando em uma sala da igreja católica emprestada, que agradecemos, mas na hora da merenda e do recreio tinham que vir aqui, resultando em um grande ir e vir na rua. Dessa forma, elas acabaram sendo educadas sem o pertencimento de ter a escola e, ao entregá-la de volta para a população, a gente consegue juntar todas as salas e dar um corpo de escola de fato”, enfatizou o prefeito.

Ampliação da unidade
Entre as melhorias que a escola recebeu estão a construção de três salas de aula e de banheiros adaptados para PcD (Pessoas com Deficiência). Toda a área externa foi revitalizada e também algumas áreas da parte interna. O espaço agora vai oferecer 30 novas vagas do Pré-escolar ao 5º Ano do Ensino Fundamental e voltará a funcionar como Escola de Tempo Integral. Após os serviços realizados e concluídos, a unidade de ensino passa a ter seis salas de aula, biblioteca, salas de apoio e de administração, quadra esportiva coberta, sala de informática, sala de recursos multifuncionais, almoxarifado, cozinha, refeitório e banheiros adaptados, além de mesas de pingue-pongue e área recreativa no espaço externo.

Sentimento de pertencimento
Para a diretora da escola, Danielle Antunes, após ficar anos com salas interditadas e alunos realocados em outros espaços, a sensação agora é de identidade e pertencimento. “Esse é o espaço das crianças. Aqui é o lugar onde elas têm que estar, é o ponto de referência da comunidade. Também é o espaço de identificação das crianças, dos pais e de todos que moram nessa comunidade. Então, estando com todos aqui, além de poder fazer um trabalho de verdade, com todo mundo junto, e de qualidade, a gente consegue trabalhar com as crianças essa ideia de pertencimento ao seu lugar e ao seu território”, declarou Danielle.
Já na visão de uma mãe, que também trabalhou na escola e testemunhava a luta diária dos alunos e da equipe, para Katia Batista ter seus filhos no espaço revitalizado é extremamente gratificante. “Eu via toda aquela luta diária, as crianças no anexo tendo que descer. Mesmo com todas as dificuldades, a equipe escolar sempre trabalhou com muito cuidado, carinho e amor com nossos filhos”, expressou, também frisando que a partir de agora também será garantida uma segurança maior para os alunos. “Como mãe, não cabe no meu peito a felicidade que estou sentindo de ver a escola reformada”, concluiu Katia.
