Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Consumidores poderão se cadastrar para não receber ofertas de produtos e serviços por telefone, SMS ou aplicativos

Os consumidores do estado do Rio de Janeiro poderão se cadastrar em um banco de dados público para impedir o recebimento de ofertas de comercialização de produtos ou serviços por telefone, mensagens SMS ou aplicativos de mensagens. A medida está prevista na Lei 10.948/25, de autoria do deputado Jari Oliveira (PSB), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta sexta-feira (12/09).

A legislação institui um cadastro público para o bloqueio de contatos de telemarketing, com o objetivo de evitar chamadas não autorizadas aos consumidores. A norma complementa a Lei 4.896/06, que já garantia o direito à privacidade dos assinantes, mas que obrigava apenas que as concessionárias mantivessem um cadastro especial para quem se opusesse a receber ligações de telemarketing.

“É notória a dificuldade dos cidadãos fluminenses para ter seus números excluídos das listas de chamadas que, com o desenvolvimento contínuo das tecnologias, aumentam cada vez mais sua capacidade de alcance. É importante que o poder público ofereça a oportunidade aos assinantes para se cadastrar, mantendo o cadastro atualizado e repassando às empresas de telefonia”, afirmou o deputado Jari Oliveira.

A nova lei promete fortalecer a proteção à privacidade dos consumidores e reduzir a incidência de contatos indesejados, tornando mais efetivo o controle sobre as chamadas de telemarketing no estado.

Compartilhe:

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE