Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Sabores Britânicos” comemora os 204 anos da colonização inglesa em Teresópolis

5ª edição do festival comemora também o aniversário da cidade

@ninabenedito

Ao escolher morar aqui, em 1818, o inglês George March destacou três ótimas práticas: cultivar, servir alimentos e acolher os visitantes em nossas terras. Aproveitando esse conceito histórico, o festival “Sabores Britânicos” resgata a história do fundador do município de Teresópolis, mas também as famílias de origem inglesa que se instalaram ou passaram pela cidade a turismo e se apaixonaram pelo município. O evento reforça o papel da gastronomia de levar cultura a visitantes e moradores, fortalecendo a identidade de Teresópolis através desse festival. Em entrevista para a Diário TV e Diário de Teresópolis, a presidente do Polo Gastronômico e empresária Vânia Baddini destacou a importância de homenagear as tradicionais famílias inglesas que vivem na cidade. “O Wanderley Peres, em 2018, me deu de presente o Bicentenário da Colonização Inglesa do município, e poucos sabem que Teresópolis é a única cidade com o maior número de colonos ingleses no Brasil, também foi feita essa pesquisa”, destacou. “Nós temos mais de 40 famílias inglesas, mais no interior da cidade, o festival já vai para a quinta edição, homenageando as famílias com a gastronomia britânica, com os famosos chás britânicos, são mais de 20 restaurantes participando do festival”, completou.
Ainda segundo Vânia, vários sobrenomes conhecidos fazem parte do dia a dia da cidade e que provém dessa linhagem inglesa: Taylor, Hiaty, Sloper, Taytson, Fischer, todos muito importantes para a nossa cidade, principalmente para a nossa agricultura, sendo os precursores das práticas agrícolas na região. Os ingleses também foram os precursores da hotelaria e do turismo.

Donna Tê apresenta o Toad in the Hole – Loma Medeiros

Sobre a gastronomia
Como Teresópolis não tem uma gastronomia específica inglesa, os restaurantes tiveram que adaptar os cardápios para o festival. “Nós disponibilizamos os nomes das famílias que estamos homenageando e os nomes dos pratos mais tradicionais ingleses”, explica a presidente do Polo Gastronômico.

Sobre a colonização
“A Beth Mazzi, que hoje é a nossa Secretária de Turismo, tem cidadania inglesa, morou em Londres durante muitos anos, e nos ajudou muito com esse festival, e ela tem uma paixão muito grande por ele”, enfatizou Vânia. “A gente tem que enaltecer mesmo esse trabalho e essa colonização, até porque temos essa cultura, e precisamos valorizar essa gastronomia, e todos os restaurantes que estão participando do festival fizeram seu cardápio inglês. Os chás principalmente, a Maria Torta vai fazer um ‘Chá da Rainha’, a Sucrê Colorê também vai fazer uma torta em homenagem a uma família inglesa, então cada restaurante teve que se adaptar á gastronomia inglesa” ,relatou Baddini.

O Franc Cuisine Bistrô com o Beef Wellington – Loma Medeiros

Gastronomia, cultura e turismo
A história de Teresópolis vem sendo resgatada através desses festivais que acontecem ao longo do ano, da mesma forma vem resgatando o sentimento de pertencimento do teresopolitano com relação ao município, que as vezes fica um pouco esquecido, e atraem os turistas para a visitação com cada vez mais frequência. “Os turistas ficam encantados quando chegam, eles não conhecem muito a gastronomia britânica, eles t}em a curiosidade de pesquisar o restaurante, escolher o cardápio”, destaca Vânia. “Os pratos estão lindos, foram feitos com muito carinho, a equipe do marketing trabalhou muito para que trouxesse realmente a história dos pratos na originalidade mesmo. As sobremesas também, com os chás, os bolos, os cupcakes”.

O Franc Cuisine Bistrô com o Beef Wellington – Loma Medeiros

Alguns pratos do festival
A presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis destaca um de seus pratos preferidos do festival, o “Sunday Roast”, que é feito com yorkshire, um bolinho inglês. “Era um prato servido aos domingos, e uma tradição da família inglesa, que antes de ir á missa, já deixavam a carne assando, e o pãozinho em baixo da carne no forno, e quando eles voltavam da missa, o pãozinho já estava pronto com a calda daquela carne que estava assando por cima”. Segundo a tradição inglesa, todos os pratos são servidos com muitos legumes. “O prato deles sempre tem muita couve-flor, cenoura, brócolis e muita ervilha, a maioria dos pratos salgados levam ervilhas”, enfatiza a representante do Polo.

Jaya Culinária Natural Vegan Cauliflower Cheese – Loma Medeiros

Opção vegetariana
O Jaya Culinária Natural, que é um restaurante vegano, está trazendo o “Cauliflower Cheese”, que é uma couve-flor gratinada. “Está uma delícia o prato do Jaya, e estão muito felizes de poder trazer a história do veganismo”, destaca. O movimento chamado “vegan” começou em 1944 e foi criado pelo britânico Donald Watson. Hoje, existem milhares de adeptos em várias partes do mundo.
O festival ocorre de 06 a 31 de julho em vários restaurantes espalhados pela cidade. Todos os participantes estarão com um totem de identificação, além de disponibilizar um QRcode com todas as informações sobre os pratos, as famílias homenageadas, bem como a localização de todos os restaurantes participantes, WhatsApp e Instagram.

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE