Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saúde convoca a população para vacinação contra a Influenza e Sarampo em Teresópolis

Subsecretária da pasta destaca importância da imunização e espera atender 90% do público alvo

Luiz Bandeira

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a oitava Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo. O objetivo do esforço é reduzir complicações, internações e mortes por essas doenças. As campanhas seguem determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e tem por meta a imunização de, no mínimo, 90% do público alvo. Nesta quinta-feira, 07, a equipe do jornal O Diário e Diário TV foi até a Secretária Municipal de Saúde para entrevistar a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Matuchelli, sobre a retomada do calendário de vacinação com essas duas importantes campanhas. “A atenção primária é hoje substancialmente importante. É necessário que a gente confie nisso enquanto população e mais do que isso, que a gente busque a cobertura maior que a gente possa de população na atenção primária”, alerta a subsecretária.
A pandemia por Coronavírus está sendo controlada, justamente porque, a despeito das acaloradas discussões, que muitas vezes são alimentadas por informações sem embasamento científico, a população, em sua grande maioria, aderiu à vacinação. A pandemia acabou por reduzir a cobertura vacinal para outras doenças, muito por conta do medo da população em procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Agora os esforços das entidades responsáveis por gerir a saúde no país, já trabalham para retomar importantes ações de prevenção de doenças.

Influenza
A vacinação contra a Influenza está no seu 24º ano seguido de campanha, já é bem conhecida da população, inicialmente só dirigida aos idosos, sob certa desconfiança da população, como contou Edneia Martuchelli. “Era uma vacina nova, que algumas pessoas acreditavam que poderia pôr em risco a saúde do idoso, só que isso não aconteceu. O que ficou demonstrado ao longo destes 24 anos é que essa vacina tem potência de diminuir a mortalidade dos idosos por doenças respiratórias”, destaca.
A primeira fase ocorrerá de seis de abril até 30 do mesmo mês. Nesta etapa serão priorizados os seguintes públicos: trabalhadores de saúde e idosos. A imunização destes grupos ocorrerá conforme calendário de cada semana. Na primeira semana de abril (dias 6, 7 e 8), a Secretaria Municipal de Saúde seguirá da seguinte forma: Na cidade, a população idosa será atendida a pé na quadra de esportes ao lado da Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah (São Pedro) e também na Rua Alice Quintela, ao lado do SESC Teresópolis. Para idosos com dificuldade de locomoção, o atendimento será priorizado no Posto da Várzea (CES).
No interior, a vacinação será feita na UBS de Bonsucesso e no PSF de Pessegueiros. O atendimento acontecerá de 9h às 15h, com distribuição de senhas. Doses também serão aplicadas em todas as unidades de saúde, também conforme as senhas distribuídas. Os profissionais de saúde acima de 60 anos também serão atendidos no SESC Teresópolis, de 9h às 15h. Profissionais das demais idades receberão a vacina nos locais de trabalho, de acordo com a distribuição na rede própria, hospitais e clínicas conveniadas e no fim por serviços privados.
Edneia projeta a meta que a Secretaria de saúde pretende atingir. “A gente tem um objetivo em Teresópolis de vacinar 69.912 nessas fazes iniciais. Acreditamos que terminada essa fase inicial, vacinaremos toda a população exceto as crianças menores de seis meses”. Martuchelli informou ainda que o avanço da campanha para outros grupos vai depender do envio de doses pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde.

Segunda fase
A segunda fase ocorrerá do dia 2 de maio até 3 de junho. Neste momento, a campanha se estende para os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos, crianças de dois meses a quatro anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, forças de segurança, forças de salvamento e forças armadas, pessoas com deficiência, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Sarampo
A prefeitura começou na última quarta-feira, 06, a oitava Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo. O esforço ocorre através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde. “É uma vacina do calendário nacional de vacinação, especialmente pra crianças, mas também para adultos e nessa primeira fase, até dia dois de maio, nós pretendemos vacinar os trabalhadores da saúde, junto com Influenza e também vacinar os maiores de 60 anos”, anunciou a subsecretária.
A campanha seguirá até o dia 3 de junho. Neste período, serão imunizados grupos prioritários específicos. A vacinação ocorrerá em paralelo com a 24ª Campanha Nacional de Vacinal contra a Influenza, que ocorre em unidades de saúde na cidade e interior do município. O primeiro público atendido será de trabalhadores de saúde, que poderão receber a vacina entre os dias 6 de abril e 3 de junho. O segundo público corresponde a crianças de seis meses a menores de cinco anos, que poderão buscar o imunizante a partir do dia 30 de abril. A imunização será realizada em todos os postos de saúde.
“Queria chamar muito pais, mães, responsáveis, as pessoas que hoje podem conduzir as suas famílias, às unidades de saúde, que o façam. E mesmo com o período de realização da campanha, todas as demais vacinas, do programa nacional de vacinação, continuam sendo aplicadas”, pontuou a subsecretária Edneia Martuchelli.

Rodrigo Medeiros

Subsecretária Municipal de Atenção Primária em Saúde Edneia Martuchelli, revelou que na última campanha de vacinação para Influenza apenas 10% do público alvo foi imunizado

Compartilhe:

Edição 25/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mais dois flagrantes de corte irregular de árvores em Teresópolis

ATÉ DÍVIDA DE R$ 1: Prefeitura de Teresópolis notifica e divulga lista com 210 contribuintes

Transporte escolar: renovação do alvará até o dia 31

Onça-parda e Jaguatirica “gigante” flagrados em trilhas do Parque dos Três Picos

Estácio Teresópolis disponibiliza vagas para o ProUni

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE