Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Saúde realiza vacinação contra febre amarela

- Atendimento para ampliação da cobertura vacinal será feito no terminal rodoviário

Nestas quinta, 21, e sexta-feira, 22, das 9h às 16h, e no sábado, dia 23, de 9h às 13h, equipe da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Imunização estará no Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea, aplicando a vacina contra a febre amarela. O atendimento terá participação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem Centena. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal. “Seguindo determinação do Ministério da Saúde, e para garantir a proteção da população, no início do ano o município fez vacinação em massa contra a doença. A vacina continua disponível nos postos de saúde de Teresópolis”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

Também em nota encaminhada à imprensa no fim de semana, a prefeitura esclareceu ainda que a Secretaria Municipal de Saúde enviou equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde à localidade de Vieira, nas proximidades da Estrada Teresópolis-Friburgo, para investigar a causa da morte de oito macacos na região. “A área está sendo monitorada, entretanto, não há indícios de febre amarela”, informou o documento da Assessoria de Comunicação.

O Brasil adota o esquema de apenas uma dose da vacina durante toda a vida, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, quem já tomou a vacina contra febre amarela não precisa procurar o posto de saúde para reforçar a proteção. A febre amarela é causada por vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados. Não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa. Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia, insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Doação de medula e plaquetas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou em primeira discussão, na terça-feira (19), o projeto de lei 2.208/17, do deputado Samuel Malafaia (DEM), que cria uma campanha para o esclarecimento, divulgação e incentivo à doação de medula óssea e de plaquetas. A proposta ainda será votada em segunda discussão pela Casa. Instituições de ensino de nível médio e superior, assim como empresas com mais de dez funcionários deverão divulgar anualmente a importância da doação e esclarecer como são feitos os procedimentos para a colheita dos materiais. As pessoas jurídicas poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício do cumprimento da lei. Os materiais de divulgação poderão ter informações sobre a importância da doação de medula óssea e de plaquetas.

Prevenção ao abuso sexual 

Com o objetivo de coibir situações de assédio e abusos sexuais, o Programa de Prevenção ao Abuso Sexual e Violência no Transporte pode ser criado no estado. É o que determina o projeto de lei 3.304/17, da deputada Márcia Jeovani (DEM), que a Alerj aprovou, também na terça-feira, em segunda discussão. O texto seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto. O texto pretende incentivar denúncias e prevenir casos de violência sexual e outras situações, como assaltos. As concessionárias do serviço de transporte coletivo deverão divulgar, através de cartazes, o incentivo à denúncia, bem como informar como a vítima deve proceder. Os informativos também deverão ter instruções para guardar detalhes sobre o fato, como horário, local, linha do transporte, roupa e possíveis características físicas do agressor. Os cartazes deverão conter ainda o número da Brigada Militar (190), da Polícia Civil (197), e da Central de Atendimento à Mulher (180).

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE