Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sepe denuncia falta de merenda nas escolas municipais

Profissionais de Educação cobram vale alimentação, plano de saúde e 28% de reajustes salariais

André Oliveira

Os profissionais de Educação da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira, 6/10, de uma assembleia geral na sede do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação. Na pauta da reunião, temas como campanha salarial, plano de saúde, vale-alimentação, pagamento de 1/3 de planejamento, e o descumprimento do plano de carreiras. Os profissionais que participaram denunciaram também que a merenda terceirizada pelo município não estaria atendendo a demanda das escolas, seja na quantidade ou na qualidade dos alimentos distribuídos para os alunos. 

Rosângela Castro, coordenadora do Sepe em Teresópolis, detalha a reunião da categoria. “Os profissionais de Educação da rede municipal compareceram com o objetivo de dar início à luta desse ano para que não  aconteça conosco o mesmo de 2015, 16 e 17”, revela. Segundo a professora, a principal preocupação da categoria é o reajuste salarial. “Estamos há três anos sem reajustes e não há nenhum indicativo do governo de conceder sem que haja luta. Nós não abrimos mão de 28% de perdas salariais acumuladas do magistério. Vamos requerer ao governo o descongelamento do plano de carreiras dos servidores, visto que temos servidores da Educação no outro plano de carreiras. São merendeiras, faxineiras, secretárias, pessoal administrativo. Eles deveriam ser vistos como educadores assim como nós, professores”, aponta.

Merenda insuficiente

Ainda segundo a representante da categoria, os profissionais não vão abrir mão de 1/3 de planejamento, direito adquirido e confirmado pela Justiça. “Quando a gente estava na base do outro sindicato, foi deliberada a entrada de uma ação. Nós ganhamos e vamos exigir esse planejamento. Também foi noticiado que o plano de carreiras do magistério seria publicado, porém não foi. Nós pedimos o documento final à Secretaria de Educação, professora Eveline Cardoso, porém ela não cumpriu a promessa dela em 2016 quando assumiu”, aponta. Outros direitos adquiridos, como plano de saúde e vale alimentação, que constavam inclusive no edital do último concurso para a área. 

O ponto que mais chamou atenção durante a assembleia dos servidores foi a denúncia dos profissionais de que a empresa terceirizada para distribuição da merenda nas escolas não estaria distribuindo material em quantidades ideais. Também faltaria qualidade nos produtos destinados aos alunos. “Falta merenda nas escolas municipais. Chegaram informações de várias escolas do centro e do interior de que a merenda distribuída não está sendo suficiente para demanda de alunos que iniciaram as aulas. A empresa que está prestando serviços não está fazendo com a devida qualidade”, denuncia. “Por isso o Sepe é contra as parcerias público privadas; é contra a terceirização do serviço público. Terceirizar o serviço público é dar dinheiro público na mãos da iniciativa privada. Não é uma crítica aos empresários, mas o serviço público tem que ser mantido com o servidor público”, completa.

Mobilização

Por fim, Rosângela convoca a categoria para participar, no dia 19 de fevereiro, da mobilização nacional contra a reforma da Previdência. “Todos os profissionais são convocados para participar dessa mobilização. A categoria também será chamada a participar da greve geral, caso essa proposta seja aprovada pelo Congresso”, afirma.
As demandas apresentadas nesta reportagem, inclusive a denúncia da falta de merenda nas escolas, foram encaminhadas à Prefeitura de Teresópolis através da Assessoria de Comunicação. Porém, nenhuma nota ou comentário foi enviado à redação até o fechamento desta reportagem. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

CBF: Polícia prende grupo que desvia materiais da Granja Comary, em Teresópolis

Saúde: Teresópolis registrou 562 ações na Justiça em 2024

Estufa com 38 quilos de maconha é encontrada em Teresópolis

Videomonitoramento reforça a segurança e ajuda na mobilidade urbana de Teresópolis

Homens furtam residência no Parque São Luiz em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE