Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sesc RJ vai destinar R$ 36 milhões a projetos culturais

Edital do Pulsar está aberto e aceita inscrições de todo o país até o dia 08 de março

O Sesc RJ abriu, nesta terça-feira (30/01), as inscrições de projetos para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, por meio do qual a instituição vai selecionar projetos para a sua programação em 2025. Serão investidos R$ 36 milhões – 6 milhões a mais do que na edição anterior. As inscrições gratuitas deverão ser realizadas até às 17h do dia 8 de março, pelo site www.sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj. Os recursos serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Isso inclui a programação regular das unidades e dos projetos estratégicos O Corpo Negro, Baixada em Foco, Nova Música Convida e Palavra Líquida.
Cada proponente poderá inscrever até três projetos, podendo ser selecionado apenas um por categoria. A seleção é aberta a projetos de todo o país, que podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).
Lançado no último dia 22 de janeiro, o edital teve o seu processo seletivo aprimorado a fim de ampliar o alcance da iniciativa. Cada linguagem agora tem um caderno exclusivo que orientará os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos. Isso vai facilitar o trabalho dos produtores, já que todas as informações e orientações sobre a linguagem estarão reunidas no documento. Outra novidade é o estímulo à inscrição de projetos de intervenção no campo das artes visuais voltados para a sua relação com a arte urbana, com foco para o graffiti e suas múltiplas realizações.
O edital ainda incentiva a inclusão de ações de acessibilidade nos projetos, em consonância com a Lei de Acessibilidade nº 10.098/2000, que visa democratizar o acesso às produções culturais de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do Sesc RJ com a inclusão. Além disso, a partir deste ano, todos os seis hotéis do Sesc RJ também receberão programações do edital Pulsar, além das salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro e fora das unidades da instituição. Última edição do edital recebeu inscrições de projetos de 23 estados

Os recursos serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Foto: Divulgação Sesc RJ

Ajuda na pandemia
Criado em 2021 para reativar o setor após o impacto da pandemia de Covid-19, o edital vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura fluminense. Na última edição, o Sesc RJ recebeu inscrições de 4.153 projetos de 23 estados. Nos últimos dois anos, o número de atrações foi ampliado em 125%, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, em 20 unidades da instituição e em dezenas de espaços escolares e urbanos.
“O edital Pulsar está consolidado na nossa política de incentivo à cultura e, a cada ano, é aprimorado para atender tanto aos anseios do setor como às exigências do público espectador. Nesta quarta edição, ampliamos os investimentos e esperamos alcançar maior número e procedência de produções, a fim de oferecer uma programação cada vez mais plural, com excelência técnica e relevância temática, marcas do Sesc RJ, à população fluminense”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

SERVIÇO
Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025
Inscrições: 30 de janeiro a 8 de março de 2024
Divulgação da seleção classificatória: 30 agosto de 2024
Edital e inscrições: www.sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj

Tags

Compartilhe:

Edição 27/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis tem 255 casos de dengue confirmados

Governo Federal repassa área na Quinta Lebrão e Fonte Santa para o município de Teresópolis

Acusado de estuprar a afilhada é preso na Região Serrana

PRF recupera dois veículos roubados na BR-116

Rodrigo Caetano conhece estrutura da Granja Comary

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE