Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SindPMT pede troca de relator da Comissão Processante

Perto de completar os 90 dias, prazo limite para a apuração dos fatos atribuídos ao prefeito Vinícius Claussen na Comissão Processante que o investiga na Câmara de Vereadores e poderá retirá-lo do cargo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sind PMT, apresentou requerimento à Câmara Municipal solicitando a substituição do vereador Amós Laurindo na relatoria da CP.

Em resposta ao pedido, reunião para decidir sobre a substituição do vereador suspeito já foi marcada pelo presidente da Comissão Processante, André do Gás, e ocorre com essa pauta às 14h da próxima terça-feira. Ocorrendo a decisão pelo afastamento, que é providencial, a substituição terá de ser feita em sessão da Câmara, que está em recesso. “Seria preciso, depois desta reunião, convocar os vereadores para sessão extraordinária, fazer a escolha do vereador substituto, por sorteio, sendo esse o vereador novato na Comissão Processante o responsável pela relatoria de todo o procedimento de investigação, que tem cerca de 15 mil páginas. Instituída em 17 de novembro, a CP terá de ser votada o seu relatório até o dia 17 de fevereiro”, observa o presidente André do Gás.

Segundo a presidente Kátia Borges, além da substituição, existe a necessidade de investigar o nepotismo cruzado, estando caracterizado o impedimento do vereador em relatar qualquer fato na comissão processante por ter sido beneficiado pelo prefeito, que hierarquicamente seria seu patrão. “Como se pode concluir, o vereador está obrigado a fazer a relatoria da comissão, em desfavor ou em favor ao prefeito, com quem tem favorecimento salarial em virtude de sua esposa, o que o impede juridicamente e moralmente de insistir à frente da relatoria”, afirmou Kátia. Ainda segundo ela, se a nomeação tivesse sido feita antes do início dos trabalhos da Comissão Processante – que tem como presidente André do Gás, membro Erika Marra e relator Amós Laurindo – nada haveria a se questionar, “porém a nomeação feita próximo ao período do anúncio do relatório e a votação da CP no plenário da Câmara obriga à providência”, entende.

A “nomeação” da esposa do vereador, que o marido vereador não negou ter ocorrido, na verdade é uma contratação, conforme publicado no Portal da Transparência, porque esse ato não é publicado em DO. Josineia Portela Laurindo receberá salário de R$ 1.427,67 por mês, no período entre 26 de janeiro a 1º. de abril próximo, um total inferior a R$ 5 mil.

Perguntado pelo DIÁRIO se deixaria a relatoria da CP por conta do motivo alegado, o vereador Amós Laurindo questionou o interesse público da notícia de nomeação de sua esposa em cargo público, e afirmou que o Sind PMT não é parte da ação que instaurou a Comissão Processante, e que apenas foi apresentado um protocolo, que seria coisa diferente de requerimento, supondo à redação que o pedido não seria fato relevante para virar notícia de jornal. Retrucando sua opinião, a presidente Kátia Borges disse que o sindicato é parte interessada sim porque representa os interesses de uma associada que apresentou o pedido de instauração de Comissão Processante, e que espera vê-la votada em plenário pelos vereadores, daí o requerimento.

“O nosso pedido pode ser interpretado de suas formas: Por questões éticas, morais e jurídicas, ser tomada a providência da substituição, dando oportunidade e tempo ao novo vereador para fazer o relatório ou indeferir de pronto mantendo o mesmo ou arquivar por falta de prazo para substituir o Relator impedido e não apresentar nenhuma informação investigada pela Comissão. Não resta dúvida, todos os acordos que foram feitos diante dos nossos olhos, entre PMT e alguns Edis do Legislativo no período de férias. Inclusive assistimos a trocas de secretarias, parcerias para prejudicar o servidor e não permitir negociação de valor salarial, essa será só mais uma”, comentou Kátia, que acredita na continuidade da CP, “porque o presidente, vereador André do Gás, não permitirá seu arquivamento”.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE