Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Temporais fazem ressurgir o espelho d´água do Triunfo

Situação em barragem é considerada comum e pode contribuir para evitar tragédias

Marcello Medeiros

Há três semanas O DIÁRIO mostrou a situação da Barragem do Triunfo, no bairro do Caleme, depois que moradores da região se mostraram preocupados em relação a possível rompimento – diante do medo gerado pelo caso Brumadinho, em Minas Gerais. Na ocasião, encontramos o espaço quase que totalmente vazio e a confirmação da Cedae que não havia nenhum tipo de risco. Nesta terça-feira, uma surpresa gerada pela chuva forte da tarde e noite anterior: O bonito espelho d´água da antiga represa ressurgiu, visto que não houve tempo para escoamento de toda a água do temporal. Porém, segundo dados fornecidos anteriormente pela responsável pelo espaço, a Cedae, não há motivo para se preocupar. Pelo menos tecnicamente, a barragem está se comportando como esperado, segurando o grande volume d´água e liberando aos poucos. Na Tragédia de 2011, aliás, tal procedimento evitou uma catástrofe ainda maior naquele bairro.
No final do mês de janeiro, entramos em contato com a Companhia Estadual de Águas e Esgoto, que descartou riscos no sistema e lembrou que a barragem está desativada há quase uma década. Além disso, o sistema de construção e o objeto de acondicionamento, se houvesse, são muito diferentes da situação de Brumadinho. O Triunfo recebe água de pequenos rios que nascem na região da Serra de Petrópolis e descem em direção ao bairro do Caleme. Por muitos anos, a manancial de superfície foi utilizado para atender esse bairro, principalmente, e socorrer comunidades vizinhas quando necessário. Com a ampliação do sistema Rio Preto, no Segundo Distrito, o Triunfo, assim como outros pontos de captação parecidos, acabaram sendo desativados.
“No histórico temporal de 12 de Janeiro de 2011, a barragem acabou evitando catástrofe ainda maior no Caleme. Como estava vazia, segurou boa parte da água que desceria em grande volume e velocidade as principais vias do bairro – causando estragos piores do que os que já foram registrados nas residências construídas irregularmente nas margens e até dentro do pequeno rio”, destacou o jornal na edição de 02 de fevereiro.
Geralmente, fica apenas um pequeno fio d´água correndo pelo meio da antiga represa, ficando à mostra na parede do sistema de abertura e fechamento de comportas as marcas de quando ela era utilizada – com mais de 20 metros de profundidade no ponto mais alto. Extraoficialmente, apuramos que a Cedae estuda voltar a utilizar o Triunfo para a captação e distribuição do precioso bem natural. Porém, será contratada uma empresa para análise técnica em relação essa viabilidade ou para indicar, por exemplo, a desativação de forma definitiva do empreendimento de responsabilidade da Companhia. A reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Cedae para buscar um posicionamento oficial, que confirmou a possibilidades futuras para a o Triunfo.
“A barragem encontra-se desativada e mantida com as comportas abertas e não mais funciona como barragem de acumulação. A mesma encontra-se vazia. Foi constituído Grupo de Trabalho na companhia para avaliar medidas de segurança a serem adotadas e encontra-se em procedimentos de contratação de consultoria externa especializada para avaliação da barragem”, explica nota. 

Imagens publicadas pelo jornal O DIÁRIO na edição de 02 de fevereiro mostram a barragem vazia, como tem ficado geralmente. Situação atual, porém, é considerada normal

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Feriado do Dia do Trabalho: veja o que funciona em Teresópolis

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Secretaria de Segurança reforça patrulhamento no terminal rodoviário

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE