Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis agora tem “Casa da Inovação”

Rua Beira Linha fechou para aplaudir a abertura da escola de tecnologia

Wanderley Peres

Inaugurada na noite desta quinta quinta-feira, 15, na rua Beira Linha, 320, a “Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis”, a primeira escola de habilidades digitais de Teresópolis, que está oferecendo aulas práticas com instrutores qualificados e preparados pedagogicamente, disponibilizando o que há de mais avançado no ensino de tecnologia.

O evento lotou o pequeno espaço, e também a rua em frente, com os moradores da Beira Linha recebendo muito bem o empreendimento, de grande vulto, cerca de R$ 2 milhões, investidos para o período de dois anos, quando serão atendidas cerca de 2 mil pessoas. Na oportunidade, foram homenageados Ana Beatriz, Benedito Cavalcanti, Carlos Vieira e Maria da Glória, moradores da Beira Linha; a professora Ednar Corradini, Rogério Branco e Luciano Salvatore, entre outros. Presentes ainda o ouvidor Leo Manso e o sub-secretário de Ciência e Tecnologia Cleiton Pimentel, da Prefeitura; o pastor Marcus, da Casa de Oração Central, que fez oração pelo sucesso da escola; e de familiares de um dos homenageados, o montanhista Márcio Catão, recendo a homenagem sua mãe Maria José, a viúva Rita, os irmãos Marco e Marcelo, a cunhada Maria Aparecida e a sobrinha Carolina.

Centro tecnológico de educação para a promoção e desenvolvimento de habilidades computacionais de crianças, jovens e adolescentes, estudantes dos ensinos fundamental e médio e, também os idosos, visando o seu protagonismo digital, a Casa de Inovação já está com inscrições abertas para os cursos de Programação em games, Introdução à robótica, Criação de aplicativos, Digital Influencer e Inclusão digital para a melhor idade 60+, além do ensino da história municipal. Os cursos são totalmente gratuitos e para os moradores de qualquer bairro da cidade.

“Nossa Casa é um espaço inclusivo voltado para a cidadania, para a integração da comunidade com os demais bairros da cidade. É um local de acolhimento também de alunos com deficiência, onde formaremos cerca de 1 mil alunos por ano, com aulas de segunda a sábado, promovidas por profissionais da educação de Teresópolis, com a chancela da UniRio”, lembrou Alex, ao inaugurar o espaço, quando contou da sua vida no bairro e das transformações que viu acontecer em Teresópolis, para melhor e para pior, nos últimos anos.

Nascido na Beira Linha, onde viveu no então precário bairro os dias difíceis da infância pobre, Alex cresceu com a cidade, vendo chegar o asfalto em sua rua, nos anos 1980, e percebendo como a cidade melhorou com as diversas obras que inseriram as pessoas, como a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde fez teatro; e a escola de Fátima, que era um barracão e foi transformada numa moderna escola.

“Fui para o Rio de Janeiro em busca de trabalho e de estudo, porque eram coisas que a cidade negava às pessoas mais humildes à época. Quando voltei, me espantei com o progresso ao ver como a cidade havia melhorado. Nos últimos anos a cidade vem perdendo esse brilho, vem diminuindo as conquistas e aumentando os problemas. E é para contribuir com essa transformação que a cidade precisa que abrimos esse espaço, possível por conta de uma emenda parlamentar que conseguimos com o deputado federal Altineu Cortes, viabilizando em Teresópolis esse projeto vitorioso que experimentamos em Nova Iguaçu quando estivemos à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia naquele município, e que aqui será tocado pela UniRio. È um programa que forma cidadãos, que transforma, um programa vencedor do prêmio Sebrae Empreendedor”, lembrou, afinal, como disse, “o maior fator de riqueza do mundo moderno não é mais a terra, a matéria prima ou o capital, mas o conhecimento que se adquire. A decisão de colocar a Casa da Inovação em um bairro da cidade real é um gesto; um grito; um levante de esperança por dias melhores e por mais oportunidades”, concluiu.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE