Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis agora tem “Casa da Inovação”

Rua Beira Linha fechou para aplaudir a abertura da escola de tecnologia

Wanderley Peres

Inaugurada na noite desta quinta quinta-feira, 15, na rua Beira Linha, 320, a “Casa da Inovação Estrada de Ferro Therezópolis”, a primeira escola de habilidades digitais de Teresópolis, que está oferecendo aulas práticas com instrutores qualificados e preparados pedagogicamente, disponibilizando o que há de mais avançado no ensino de tecnologia.

O evento lotou o pequeno espaço, e também a rua em frente, com os moradores da Beira Linha recebendo muito bem o empreendimento, de grande vulto, cerca de R$ 2 milhões, investidos para o período de dois anos, quando serão atendidas cerca de 2 mil pessoas. Na oportunidade, foram homenageados Ana Beatriz, Benedito Cavalcanti, Carlos Vieira e Maria da Glória, moradores da Beira Linha; a professora Ednar Corradini, Rogério Branco e Luciano Salvatore, entre outros. Presentes ainda o ouvidor Leo Manso e o sub-secretário de Ciência e Tecnologia Cleiton Pimentel, da Prefeitura; o pastor Marcus, da Casa de Oração Central, que fez oração pelo sucesso da escola; e de familiares de um dos homenageados, o montanhista Márcio Catão, recendo a homenagem sua mãe Maria José, a viúva Rita, os irmãos Marco e Marcelo, a cunhada Maria Aparecida e a sobrinha Carolina.

Centro tecnológico de educação para a promoção e desenvolvimento de habilidades computacionais de crianças, jovens e adolescentes, estudantes dos ensinos fundamental e médio e, também os idosos, visando o seu protagonismo digital, a Casa de Inovação já está com inscrições abertas para os cursos de Programação em games, Introdução à robótica, Criação de aplicativos, Digital Influencer e Inclusão digital para a melhor idade 60+, além do ensino da história municipal. Os cursos são totalmente gratuitos e para os moradores de qualquer bairro da cidade.

“Nossa Casa é um espaço inclusivo voltado para a cidadania, para a integração da comunidade com os demais bairros da cidade. É um local de acolhimento também de alunos com deficiência, onde formaremos cerca de 1 mil alunos por ano, com aulas de segunda a sábado, promovidas por profissionais da educação de Teresópolis, com a chancela da UniRio”, lembrou Alex, ao inaugurar o espaço, quando contou da sua vida no bairro e das transformações que viu acontecer em Teresópolis, para melhor e para pior, nos últimos anos.

Nascido na Beira Linha, onde viveu no então precário bairro os dias difíceis da infância pobre, Alex cresceu com a cidade, vendo chegar o asfalto em sua rua, nos anos 1980, e percebendo como a cidade melhorou com as diversas obras que inseriram as pessoas, como a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde fez teatro; e a escola de Fátima, que era um barracão e foi transformada numa moderna escola.

“Fui para o Rio de Janeiro em busca de trabalho e de estudo, porque eram coisas que a cidade negava às pessoas mais humildes à época. Quando voltei, me espantei com o progresso ao ver como a cidade havia melhorado. Nos últimos anos a cidade vem perdendo esse brilho, vem diminuindo as conquistas e aumentando os problemas. E é para contribuir com essa transformação que a cidade precisa que abrimos esse espaço, possível por conta de uma emenda parlamentar que conseguimos com o deputado federal Altineu Cortes, viabilizando em Teresópolis esse projeto vitorioso que experimentamos em Nova Iguaçu quando estivemos à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia naquele município, e que aqui será tocado pela UniRio. È um programa que forma cidadãos, que transforma, um programa vencedor do prêmio Sebrae Empreendedor”, lembrou, afinal, como disse, “o maior fator de riqueza do mundo moderno não é mais a terra, a matéria prima ou o capital, mas o conhecimento que se adquire. A decisão de colocar a Casa da Inovação em um bairro da cidade real é um gesto; um grito; um levante de esperança por dias melhores e por mais oportunidades”, concluiu.

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Temporal mata cinco pessoas no estado do Rio

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE