Cem pessoas, entre fazedores de cultura e gestores públicos, se reuniram no fim de semana na 4ª Conferência Municipal de Cultura. Realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a conferência debateu e aprovou 12 propostas de políticas públicas para o fortalecimento do setor, dentro do tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. Também foram eleitos 05 delegados, titulares e suplentes, para defender as proposições de Teresópolis na 5ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para ocorrer até outubro.
“Parabenizo os conferencistas pelo belo trabalho realizado e agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo incentivo e orientação para a promoção e fortalecimento da Cultura. Nossa última conferência aconteceu em 2013, e no fim de semana passado cumprimos o desafio de debater e apresentar temas relevantes para atualizar o Plano Municipal de Cultura. Que esse diálogo entre sociedade e poder público se mantenha para a construção coletiva das políticas públicas culturais em Teresópolis”, assinalou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.
Integrante da Comissão Permanente de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a Deputada Estadual Dani Monteiro foi uma das palestrantes do evento. “Participar de uma conferência numa cidade com tanta diversidade cultural como Teresópolis é importantíssimo. Fizemos uma reflexão sobre a democratização e a capilarização das políticas públicas de incentivo e fomento cultural no estado do Rio de Janeiro, pois a cultura não se resume a espetáculos, grandes shows e festivais”, comentou.
Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, o jornalista Edu Nascimento marcou presença na Conferência de Cultura de Teresópolis. “Vivemos o retorno da cultura no nosso país como caminho para o desenvolvimento humano, econômico e social, e a Região Serrana está aquecida no debate cultural. O Ministério da Cultura está com vários editais com suas fundações afiliadas e tem também a Lei Paulo Gustavo, que chega de forma descentralizada em todos os municípios, inclusive em Teresópolis”, pontuou.
O secretário de Cultura de Magé participou da abertura do evento. “É fundamental o diálogo entre a sociedade e o governo na elaboração das políticas públicas, principalmente neste momento de reconstrução. Nosso papel agora é desfazer todo o temor e voltar a fazer cultura”, destacou Bruno Augusto Duarte Lourenço.
Acompanharam os debates os vereadores Paulinho Nogueira e Teco Despachante.
As propostas: Durante o encontro, foram aprovadas 12 propostas de metas do município em seis eixos temáticos: Eixo 1 – Institucionalização e marcos legais da Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à Cultura e participação social; Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória; Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade nas políticas culturais; Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às artes e às linguagens digitais.
Entre as proposições que serão defendidas na 5ª Conferência Estadual de Cultura estão a ampliação das fontes de captação de recursos para o setor e aumento dos percentuais de repasses do Orçamento Municipal para a Secretaria de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura; a criação de protocolos no município baseados nas ‘Film Commissions’ – políticas públicas que facilitam a realização de projetos culturais; a regulamentação das profissões ligadas à Cultura; a criação de site e aplicativo com informações atualizadas e mapeamento dos profissionais da Cultura no município; e a criação de lei para implantação de comissões e pastas nos poderes Executivo e Legislativo, além de cadeiras nos conselhos que atendam as especificidades das questões Diversidade e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade, além de políticas públicas de fomento às atividade culturais voltadas à esta população.
“Estamos traçando políticas públicas para os próximos anos e que serão defendidas na Conferência Estadual”, disse Marilu Andrasan, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fórum Municipal de Cultura, observando que “o Conselho e o Fórum funcionam a pleno vapor, defendendo os interesses dos fazedores de cultura dentro dos seus limites”.
Os delegados: No final da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis foram eleitos 05 delegados, sendo pela sociedade civil organizada Patrícia Quinteiro Araújo, Yug Werneck e Roque Marciano – titulares; Aylah Yin, Filipe Fortuna e Matheus Moura – suplentes. Pelo poder público, são delegados titulares a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, e Mariana Vitória, tendo como suplentes o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha, e Cláudio Rogério da Silva Dutra.