Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis aprova propostas e elege delegados para a Conferência Estadual de Cultura

Cem pessoas, entre fazedores de cultura e gestores públicos, se reuniram no fim de semana na 4ª Conferência Municipal de Cultura. Realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a conferência debateu e aprovou 12 propostas de políticas públicas para o fortalecimento do setor, dentro do tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. Também foram eleitos 05 delegados, titulares e suplentes, para defender as proposições de Teresópolis na 5ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para ocorrer até outubro.

“Parabenizo os conferencistas pelo belo trabalho realizado e agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo incentivo e orientação para a promoção e fortalecimento da Cultura. Nossa última conferência aconteceu em 2013, e no fim de semana passado cumprimos o desafio de debater e apresentar temas relevantes para atualizar o Plano Municipal de Cultura. Que esse diálogo entre sociedade e poder público se mantenha para a construção coletiva das políticas públicas culturais em Teresópolis”, assinalou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.

Integrante da Comissão Permanente de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a Deputada Estadual Dani Monteiro foi uma das palestrantes do evento. “Participar de uma conferência numa cidade com tanta diversidade cultural como Teresópolis é importantíssimo. Fizemos uma reflexão sobre a democratização e a capilarização das políticas públicas de incentivo e fomento cultural no estado do Rio de Janeiro, pois a cultura não se resume a espetáculos, grandes shows e festivais”, comentou.

Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, o jornalista Edu Nascimento marcou presença na Conferência de Cultura de Teresópolis. “Vivemos o retorno da cultura no nosso país como caminho para o desenvolvimento humano, econômico e social, e a Região Serrana está aquecida no debate cultural. O Ministério da Cultura está com vários editais com suas fundações afiliadas e tem também a Lei Paulo Gustavo, que chega de forma descentralizada em todos os municípios, inclusive em Teresópolis”, pontuou.

O secretário de Cultura de Magé participou da abertura do evento. “É fundamental o diálogo entre a sociedade e o governo na elaboração das políticas públicas, principalmente neste momento de reconstrução. Nosso papel agora é desfazer todo o temor e voltar a fazer cultura”, destacou Bruno Augusto Duarte Lourenço.

Acompanharam os debates os vereadores Paulinho Nogueira e Teco Despachante.

As propostas: Durante o encontro, foram aprovadas 12 propostas de metas do município em seis eixos temáticos: Eixo 1 – Institucionalização e marcos legais da Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à Cultura e participação social; Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória; Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade nas políticas culturais; Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às artes e às linguagens digitais.

Entre as proposições que serão defendidas na 5ª Conferência Estadual de Cultura estão a ampliação das fontes de captação de recursos para o setor e aumento dos percentuais de repasses do Orçamento Municipal para a Secretaria de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura; a criação de protocolos no município baseados nas ‘Film Commissions’ – políticas públicas que facilitam a realização de projetos culturais; a regulamentação das profissões ligadas à Cultura; a criação de site e aplicativo com informações atualizadas e mapeamento dos profissionais da Cultura no município; e a criação de lei para implantação de comissões e pastas nos poderes Executivo e Legislativo, além de cadeiras nos conselhos que atendam as especificidades das questões Diversidade e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade, além de políticas públicas de fomento às atividade culturais voltadas à esta população.

“Estamos traçando políticas públicas para os próximos anos e que serão defendidas na Conferência Estadual”, disse Marilu Andrasan, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fórum Municipal de Cultura, observando que “o Conselho e o Fórum funcionam a pleno vapor, defendendo os interesses dos fazedores de cultura dentro dos seus limites”.

Os delegados: No final da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis foram eleitos 05 delegados, sendo pela sociedade civil organizada Patrícia Quinteiro Araújo, Yug Werneck e Roque Marciano – titulares; Aylah Yin, Filipe Fortuna e Matheus Moura – suplentes. Pelo poder público, são delegados titulares a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, e Mariana Vitória, tendo como suplentes o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha, e Cláudio Rogério da Silva Dutra.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE