Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis inicia a vacinação bivalente contra a Covid-19

Município concentra atendimento para nova fase de imunização no Centro Municipal de Saúde

Luiz Bandeira

Nesta segunda-feira, 27, teve início em todo o país a campanha de vacinação “Covid-19 Bivalente”. O novo reforço protegerá a população contra as variantes mais recentes do Coronavírus e será aplicado em pessoas que já possuem o esquema vacinal básico completo, ou seja, que já tenham recebido primeira e segunda doses. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, a vacina estará disponível neste momento somente para o público-alvo que faz parte da Fase 1 da campanha, que inclui idosos a partir de 70 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos dos seguintes grupos prioritários (abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência; imunocomprometidos; povos de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas). Em Teresópolis, as vacinas estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto (Posto da Várzea), com acesso pelo antigo hemonúcleo, das 8h às 16h. Para que o reforço bivalente seja aplicado, é necessário apresentar o comprovante de vacinação das doses anteriores, com espaço mínimo de quatro meses da última aplicação.
A reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve na tarde desta segunda-feira no Posto de Saúde da Várzea para conversar com a equipe que coordena o trabalho de vacinação da população teresopolitana contra as novas variantes da Covid-19. O Diretor Técnico da unidade, Dr. Delfim Moreira, afirmou que o posto está preparado para receber essa campanha de imunização. “A vacinação bivalente contempla as novas cepas de Covid-19 e o centro de saúde aqui da Várzea vai ser o único nesse momento a vacinar a população, a gente está fazendo aqui toda uma logística para agilizar essa vacinação”.

Paulo José deu o exemplo e convocou a população: “O meu conselho é que venham rápido, correndo para que 80% do povo brasileiro retome o bom hábito e o bom costume da vacinação, pois se faz necessário que todo o povo seja imunizado”

Melhor imunidade
Estudos garantem que essa vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e outras subvariantes encontradas no país. As bivalentes mostraram resposta imune robusta para as cepas Ômicron em circulação (BA.1 e BA.4/BA.5). Já as monovalentes têm um tipo só de vírus que causa a Covid-19, isto é, o vírus ancestral, que primeiro apareceu na China no fim de 2019, conforme explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha. “Todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”.

Equipe do Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto trabalhando na campanha da vacina bivalente contra o Covid-19

Importância da vacinação
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), o reforço da vacina bivalente deverá ser aplicado apenas em pessoas que já tenham recebido a primeira e segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19. Rachel Rodrigues, coordenadora de imunização do posto da Várzea detalha “A doença não acabou e tem gente que não tomou nem a primeira dose. Então a gente pede que venham tomar a primeira, a segunda dose monovalente, a partir da terceira dose já começa com a bivalente que vai imunizar contra essa nova variante, pra se proteger. As pessoas pensam que acabou, que não tem ninguém no hospital com Covid-19, mas tem, tem gente ficando internada, menos, graças a Deus, mas é necessário tomar essa dose, sempre com intervalo de quatro meses entre uma dose e a outra”, esclarece Rachel.

Em Teresópolis, as vacinas estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto, o Posto da Várzea, com acesso pelo antigo hemonúcleo, das 8h às 16h

Exemplo
O escritor Paulo José, que estava na tarde desta segunda-feira sendo vacinado no Posto de Saúde da Várzea no momento em que a equipe do Diário produzia a matéria, aproveitou para convocar a todos para fazerem o mesmo. “Já tomei as outras quatro doses e agora tomei a quinta e o meu conselho é que venham rápido, corrEquipe do Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto trabalhando na campanha da vacina bivalente contra o Covid-19endo para que 80% do povo brasileiro retome o bom hábito e o bom costume da vacinação, pois se faz necessário que todo o povo seja imunizado”.

“As pessoas pensam que acabou, que não tem ninguém no hospital com Covid-19, mas tem, tem gente ficando internada, menos, graças a Deus, mas é necessário tomar essa dose, sempre com intervalo de quatro meses entre uma dose e a outra”, esclarece Rachel Rodrigues responsável pelo Setor de Imunização do Posto da Várzea

Mais sobre a vacina
Conforme o Ministério da Saúde, o imunizante bivalente melhora a imunidade contra a cepa original do coronavírus e também contra a variante ômicron com segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes. A diferença é que as vacinas aplicadas até o momento, que são monovalentes, protegem apenas contra o primeiro vírus circulante da Covid-19, as bivalentes possuem a capacidade de combater também as variantes mais recentes do coronavírus.
O diretor da Sociedade Brasileira de Imunização, Juarez Cunha explica que à medida que o público prioritário for sendo vacinado, outros grupos também vão receber esse novo imunizante. “Essas populações são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber”, pontuou Juarez Cunha.

“O Centro de Saúde aqui da Várzea vai ser o único nesse momento a vacinar a população, a gente está fazendo aqui toda uma logística para agilizar essa vacinação”, atenta o Dr. Delfim Moreira, Diretor Técnico da unidade de saúde


Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE