Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis marca presença no maior encontro de soluções digitais para o setor público no Brasil

CSC GovTech 2023 reuniu gestores de vários estados

Teresópolis esteve representada no CSC GovTech – Tecnologia para a Transformação Digital 2023, na última semana, em São Paulo. O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, participou do evento como palestrante no painel ‘Construção de Governos Digitais: Cases Práticos’ e apresentou os avanços relacionados ao tema conquistados pelo município na gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Maior encontro de soluções digitais do Brasil voltado para o setor público, a iniciativa promove debates com grandes profissionais do universo de #govtechs.

“Foi uma oportunidade para compartilhar nossas experiências com gestores de outras cidades. Esse é mais um reconhecimento ao trabalho de um time que está fazendo a diferença e que vai muito além da atuação de uma Secretaria só. É um esforço de governo que colocou a transformação digital no centro da estratégia de modernização da gestão pública”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

A apresentação do secretário teve como tema ‘4 passos na Construção de Governos Digitais – O Caso de Teresópolis’, enumerando os avanços da gestão nos âmbitos regulatório, como a Lei Municipal de Inovação, a Nova Lei das Antenas, SandBox (autorização para empresas testarem soluções inovadoras) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); e conquistas em conectividade, como 173 unidades municipais conectadas em fibra óptica; 19.073 chips 4G para alunos da Rede M. de Ensino. Entre os avanços, destaque para a implantação do novo sistema digital de processos, que trouxe economia e maior transparência para a atividade pública municipal.

Ações de fomento à inovação também foram citadas, como o Edital de Inovação, com 30 projetos inovadores contemplados com mais de R$ 150 mil para efetivação; e cursos de capacitação em TI, por meio do projeto municipal Geração TerêTec. Entre os projetos em implantação citados estão o Departamento de Governança e Dados; TIÁ (Teresópolis Inteligência Artificial); Wi-Fi Público e Livre; Portal Geo; e Login Único Gov.BR.

O secretário também destacou reconhecimentos à cidade, como ter sido citada, pela 1ª vez, em 2019, no ranking das 100 melhores cidades para fazer negócios, sendo que a ampla rede de fibra óptica deu o destaque no indicador infraestrutura; 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities 2021 (Eixo Economia/RJ, entre cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes) e 2º lugar, ficando à frente da capital estadual e atrás apenas de Niterói (Eixo Geral/RJ).

O evento

Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, o CSC GovTech – Tecnologia para a Transformação Digital 2023 recebeu mais de 1.000 participantes, com mais de 25 horas de conteúdo. Em seis palcos simultâneos foram apresentados 17 painéis de discussão e participação de mais de 80 palestrantes englobando temas voltados ao desenvolvimento de governos mais modernos, digitais e inclusivos.

A iniciativa tem a missão de estimular a abertura de novas frentes de atuação focadas no desafio de buscar a inovação do setor público e fortalecer o ecossistema GovTech no Brasil. O objetivo é pensar em iniciativas e ferramentas para a viabilização dos processos de digitalização e operação de demandas governamentais, facilitando o dia a dia dos cidadãos brasileiros.

Tags

Compartilhe:

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

FEIRINHA DO ALTO EM HORÁRIO ESPECIAL. Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE