Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Frequentadores já haviam alertado para rachaduras na estrutura, que tombou mês passado

Isla Gomes

A Praça de Esportes Radicais, localizada na Rua Waldir Barbosa Moreira, ao lado do terminal rodoviária, segue interditada por conta da queda de um muro. O fato ocorreu por conta das fortes chuvas que atingiram o município no mês de março. Todavia, essa situação já havia sendo avisada pelos esportistas e visitantes do espaço, que muito tempo antes do acontecido já estavam preocupados por conta de diversas rachaduras existentes no local. No mês de setembro a praça completa 20 anos, sendo um local de referência e de destaque no estado do Rio de janeiro. Mesmo sendo um ponto esportivo de referência, o espaço luta por uma reforma verdadeiramente efetiva há anos e os atletas acabam tendo que se contentar com uma pista danificada. Diante disso, uma nova promessa de revitalização foi feita pelo poder público. Em entrevista ao Diário, Yago Chiapetta, atleta e representante da Attitude Skateboard, falou à nossa reportagem sobre toda essa situação.

“Por enquanto a praça permanece interditada por conta da queda do muro que ocorreu nas chuvas de março, mas, acredito que até semana que vem possa reabrir. Tem uma pessoa para ser nomeada para estar na praça guardando e vigiando o local enquanto o muro está caído, pois, muitas crianças brincam no espaço. Quando essa pessoa for nomeada e começar a atuar aqui, a praça voltará a ficar aberta ao público. Vale ressaltar que já tínhamos avisamos que isso poderia acontecer, por conta das rachaduras aparentes no local. Acho que faltou um pouquinho de atenção do poder público quanto a esse detalhe, talvez não acreditaram no que a gente estava avisando e reclamando. Ano retrasado fizemos esse alerta de que o muro pudesse cair e ano passado na seletiva Sudeste de Streetskate voltamos a reclamar sobre isso, mas, não levaram nosso alerta para frente. Acredito que por conta do assoreamento do rio, isso acabou tirando um pouco do barrando e ocasionando essa situação que já estávamos anunciando faz tempo, relata Yago.

“Atualmente o estado da praça está bem complicado, temos o piso que está bem poroso, temos alguns buracos na pista e algumas rachaduras”, relata Yago. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário

Reforma é aguardada
O atleta destacou também que no mínimo há dez anos ele e sua categoria estão aguardando as promessas de melhoria serem diligentemente serem cumpridas de forma definitiva. “Recentemente recebi uma nova promessa do poder público, de que estaria vindo uma verba empenhada diretamente para a secretaria de Esporte, para que a gente venha receber uma melhora aqui no espaço. Atualmente o estado da praça está bem complicado, temos o piso que está bem poroso, temos alguns buracos na pista e algumas rachaduras. É muito importante que a gente receba essa revitalização para podermos trazer novamente para o município as grandes competições. Estamos esperançosos de que essa verba possa chegar e possamos usufruir dessas melhorias trazendo novamente Teresópolis para o cenário do skate nacional”, conta Yago.

Há um mês a Praça de Esportes Radicais, localizada na Rua Waldir Barbosa Moreira, está interditada por contada queda de um muro. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário

Ano olímpico
Jogos Olímpicos de 2024, oficialmente denominados Jogos da XXXIII Olimpíada e comumente conhecidos como Paris 2024, serão um evento multiesportivo internacional programado para acontecer de 26 de julho a 11 de agosto. Esse período esportivo reforça duplamente a importância da promessa de reforma da Praça deste ano ser cumprida de forma rápida e eficiente. “É um ano olímpico e o campeão Estadual da categoria infantil é o meu filho, o Levi Chiapetta, de nove anos. O campeão da categoria amador de 2023 é o teresopolitano Breno Amendoim. Com dois anos de muito esforço e trabalho nós conseguimos chegar no Brasileiro, nosso maior objetivo é representar Teresópolis de forma excelente, mas, para isso precisamos desse apoio do poder público em melhorar nossas estruturas de atuação”, enfatiza.

O que diz a prefeitura
Em nota encaminhada ao Diário, a prefeitura de Teresópolis, através da Assessoria de Comunicação, informou que o ocorrido com o muro da Praça de Esportes Radicais faz parte das obras emergenciais de contenção e de recuperação de estruturas danificadas pelas chuvas ocorridas no final de março. Eles alegam ainda que mesma foi pontuada no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), documento enviado ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e estão aguardando a liberação de recursos do Governo Federal.

“Vale ressaltar que já tínhamos avisamos que essa queda do muro poderia acontecer, por conta das rachaduras aparentes no local. Acho que faltou um pouquinho de atenção do poder público quanto a esse detalhe”, relata Yago. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário
A Praça de Esportes Radicais, localizada na Rua Waldir Barbosa Moreira, ao lado do terminal rodoviária, segue interditada por conta da queda de um muro.
Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

Com a Beneficência lotada, crianças ficaram sem pronto atendimento na Saúde

Rua do Hospital São José interditada neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE