Nesta sexta-feira (10), Teresópolis recebeu a visita do secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. Ele esteve na prefeitura, onde foi recebido pelo prefeito Leonardo Vasconcellos para a entrega de uma caminhonete zero quilômetro, veículo que será utilizado para fortalecer as iniciativas de fiscalização e educação ambiental promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Agradeço ao secretário Bernardo Rossi e ao governador Cláudio Castro pela atenção que nos têm dado. É uma grande honra para Teresópolis receber vocês; cada visita reforça a nossa parceria com o estado e evidencia o compromisso de vocês com a nossa cidade. Os programas de limpeza e desassoreamento dos rios, assim como as parcerias simples, são fundamentais e nos engrandecem como teresopolitanos. Tenho certeza de que juntos iremos construir uma Teresópolis ainda melhor”, agradeceu o prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado de secretários, subsecretários municipais e vereadores.
O secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, ressaltou a importância dessa parceria firme entre o estado e o município. “Teresópolis ganha muito com iniciativas como essa, de grande porte, sendo implementadas na cidade. O novo veículo vai contribuir significativamente para a SMMA, reforçando as ações de fiscalização e educação ambiental. Agradeço ao meu amigo e secretário, Bernardo, e ao governador Cláudio Castro, por estarem atentos e atenderem às demandas de Teresópolis.”
Dinheiro para remediar o lixão
Anunciado por Bernardo Rossi, Teresópolis também receberá recursos do Fecam (Fundo Estadual de Controle Ambiental), no valor de R$ 5 milhões, destinados ao lixão do Fischer. Esse recurso será utilizado para realizar estudos e obras que visam prevenir incêndios e deslizamentos na área, além de promover um trabalho significativo em relação à preservação ambiental. Rossi também falou sobre as ações de limpeza de rios.
“Estamos atentos a todo o estado, especialmente à região serrana, que enfrenta muitos desafios durante a temporada de chuvas. Em Teresópolis, temos os programas ‘Limpo Rio’ e ‘Limpa Rio Margens’, que têm um grande impacto positivo no município. Outra notícia muito boa, também solicitada pelo prefeito à nossa secretaria e ao governador Cláudio Castro, é que já estamos em processo de autorização para enviar um recurso de cinco milhões de reais destinado ao lixão”, destacou o secretário de Estado do Ambiente.