Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis sedia o 36º Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional

Evento reuniu mais de 600 atletas de 16 estados e movimentou turismo e economia da cidade

O 36° Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional – Troféu Ugo Arrigoni, um dos mais tradicionais eventos de artes marciais do país, movimentou Teresópolis no último fim de semana. Durante quatro dias, a cidade recebeu centenas de visitantes e turistas.
Realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), o campeonato reuniu mais de 600 atletas de 16 estados brasileiros, além dos participantes do Curso Técnico Internacional ministrado pelo mestre argentino Sensei Justo Gomez, 7º DAN e sete vezes campeão mundial. Ao todo, o evento contou com o envolvimento direto de cerca de 740 pessoas, entre staff, mesários, árbitros, diretores e organizadores.
Mais do que uma competição, o Karatê-Do Tradicional é uma arte marcial japonesa que se fundamenta na defesa pessoal, disciplina, respeito e em uma forte base ético-filosófica. Seu treinamento tem caráter educativo, voltado para a saúde e o desenvolvimento de valores humanos.

Ginásio Pedrão lotado, com atletas de diversos estados brasileiros.

Abertura oficial
A cerimônia de abertura aconteceu no sábado, dia 7, com a apresentação das delegações do Rio de Janeiro, anfitrião do evento, e de estados como Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Antes do início das competições, foi realizado o desfile dos árbitros. Em seguida, os atletas fizeram o juramento, reafirmando a lealdade e o respeito aos adversários e às regras da modalidade.
O prefeito Leonardo Vasconcellos destacou a importância da cidade como palco de grandes eventos esportivos. “Queremos mostrar para o Brasil que Teresópolis não é só a Casa da CBF, nem apenas a Capital do Montanhismo. É uma cidade pronta para receber bem quem vem trabalhar, se divertir ou competir”, afirmou, ao lado de secretários e subsecretários municipais, dos vereadores Hygor Faraco e Paulinho Nogueira, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Paula, e do ex-lutador e ícone das artes marciais, Sérgio André Bufarra.

Da esquerda para a direita: André Muniz (Secretário Municipal de Governo e Coordenação), Nina Benedito (Secretária Municipal de Turismo), Dr. Paulo Rezinski (Diretor Médico da Editora Atheneu), Leonardo Vasconcellos (Prefeito) e Erika Marra (Secretária Municipal de Esporte e Lazer).

Sobre o evento
O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT/FERJKT), em parceria com a International Traditional Karate Federation (ITKF), e contou com apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Turismo, com a parceria da Saúde e Segurança Pública, além de patrocinadores.
“O campeonato reuniu atletas de 6 a 70 anos e contou com um curso técnico ministrado pelo professor Justo Gomes. O evento não só promoveu a competição, mas também trouxe conhecimento e experiência, reforçando Teresópolis como cidade acolhedora e preparada para grandes eventos esportivos.”, ressaltou o presidente da CBKT, Sérgio Bastos, acompanhado do Shihankai e mais antigo dos Karatê-kas e Diretor técnico da CBKT; Eckener Cardoso, do Comandante Paulo Bruno de Lorena, e do Diretor Médico da Editora Atheneu; Dr. Paulo Rezinski.
A secretária de Esporte e Lazer, Erika Marra, definiu a realização como um momento de orgulho. “Ver o Pedrão se transformar em palco de uma competição desse porte foi marcante. O evento trouxe impactos positivos não apenas para a rede hoteleira e o comércio, mas também reforçou a importância do esporte como instrumento de pertencimento e valorização de Teresópolis.” frisou Erika, acompanhada de toda sua equipe técnica.
O vice-presidente da FERJKT, Paulo Ochoa, também elogiou a estrutura da cidade. “Teresópolis se destacou pela receptividade, segurança, logística e oferta de serviços. O sucesso do evento consolida o município como referência esportiva e potencial centro de treinamento do país.”, afirmou Ochoa, acompanhado de Gilberto Gaertner (Presidente da Internacional Traditional Karate Federation – ITKF), Natacha Marques (Presidente da FERJKT) e Eduardo Santos (Diretor Técnico da FERJKT).

Ginásio Pedrão lotado, com atletas de diversos estados brasileiros.

Turismo e economia
Além do aspecto esportivo, o campeonato fortaleceu o turismo e aqueceu a economia local, com a rede hoteleira registrando alta ocupação e benefícios diretos para o comércio.
“Grandes eventos como este impulsionam Teresópolis como destino turístico e trazem ganhos reais para a economia da cidade”, destacou a secretária de Turismo, Nina Benedito.

Desfile e apresentação das delegações.

Troféu Ugo Arrigoni
Durante o evento, a CBKT homenageou o Shihan Ugo Arrigoni, mestre mais graduado do Brasil, com mais de 60 anos dedicados ao Karatê-Do. Aos 9º DAN, Arrigoni recebeu em vida o reconhecimento pelo legado deixado.
“É um prazer enorme receber essa homenagem ainda em vida. Costuma acontecer apenas após a morte, por isso é tão especial. O Karatê-Do, mais do que se pensa. Quando se fala em karatê, muitos pensam apenas em soco, pontapé, briga ou luta, mas é muito mais do que isso.”, declarou o mestre.

Fotos: AscomPMT

Edição 06/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis sedia o 36º Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional

Pedra São Pedro, um imponente ‘mirante’ na Serra dos Órgãos

Ipês-amarelos transformam a paisagem da Reta em Teresópolis

Serasa abre um dia de negociação de dívidas

Saiba como comercializar produtos na Feira do Produtor Rural de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE