Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis vai implantar Centro Integrado de Comando e Operações

Projeto envolve diversos órgãos e é inspirado no trabalho realizado pela prefeitura do Rio

A Prefeitura vai iniciar na próxima semana a preparação para implantação do CICOP – Centro Integrado de Comando e Operações de Teresópolis. Com conceito e formato inédito no interior do estado, o projeto foi inspirado no COR – Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro – e funcionará como base de integração de diversos órgãos da administração pública, entre eles segurança pública, defesa civil, conservação, meio ambiente e trânsito. O equipamento será instalado no terceiro piso do Centro Administrativo Prefeito Celso Dalmaso, ao lado da Câmara de Vereadores. Com isso, a partir de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Administração, que até então funcionava no local, passará para novo endereço, na Avenida Feliciano Sodré, 595 (prédio à esquerda do atual), com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.
O maior objetivo é diminuir o tempo de resposta e tornar o gerenciamento de crises climáticas, conservação, segurança pública e trânsito mais inteligente e eficiente. Além disso, o Centro funcionará como uma espécie de quartel-general, onde os demais serviços de Cidades Inteligentes serão interligados. Será possível, por exemplo, gerenciar a iluminação pública, frotas de ônibus e coleta de lixo. O CICOP propõe uma nova lógica na análise do comportamento e gestão da governança da cidade. "Nestes três anos visitei alguns Centros de Operações no Rio e no Brasil e, a partir daí, concebemos o nosso projeto, respeitando as necessidades de Teresópolis. O CICOP será um marco na modernização dos serviços públicos. Sem dúvida, se tivéssemos um Centro desse na época da tragédia climática de 2011, a resposta do poder público teria sido outra'', assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Projeto e recursos
O projeto do CICOP foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e das secretarias de Defesa Civil, de Meio Ambiente, Segurança Pública e Planejamento/Projetos Especiais. "Teresópolis participou do Edital de Seleção de Emendas Parlamentares 2020, lançado pelo Deputado Federal Paulo Ganime (NOVO), teve o projeto selecionado e foi contemplado com R$ 964.413,78, através de emenda parlamentar. Mais uma importante conquista em benefício da população", comemora Vinicius Claussen, acrescentando que a proposta de Teresópolis servirá como protótipo de projeto de Cidades Inteligentes para todo o Estado.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE