Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Transporte fica ainda mais restrito a partir deste sábado

Viação Dedo de Deus vai reduzir horários. Witzel proíbe acesso de veículos de aplicativos entre alguns municípios

Luiz Bandeira

Vivemos atualmente um momento necessário de afastamento social, isolamento domiciliar, interrupção de serviços públicos, diminuição de horário de atendimento e até o fechamento de alguns estabelecimentos comerciais e associações. A iniciativa é recomendada por autoridades de saúde e necessária para conter o avanço do novo coronavírus. Dentro desse tema, as empresas que fazem o transporte de passageiros em Teresópolis, Viação Dedo de Deus e 1º de Março, informou que vai diminuir a quantidade de ônibus e linhas que continuam circulando, além de atender somente até às 22h. Isso se justifica, pois não há necessidade de manter o transporte de passageiros com toda sua capacidade em atividade, quando tantos outros serviços foram reduzidos, além de desestimular o cidadão que não está respeitando o período de quarentena recomendado.
Na edição da última quarta-feira (18), do Diário de Teresópolis, na coluna de Wanderley Peres, foi publicado um levantamento feito pela Viação Dedo de Deus indicando que o movimento de passageiros pagantes havia caído 35%, porém as gratuidades de idosos, que representa o público mais vulnerável ao COVID-19, continuavam andando nos coletivos da cidade, com uma redução de apenas 25%. No dia seguinte, O Diário alertou para o grande número de aposentados ainda circulando, mesmo estando do grupo de maior risco.
Nesta quinta-feira (19), foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do município decreto do prefeito Vinicius Claussen, que, entre outros anúncios, proibiu o acesso de veículos de turismo a cidade. “Fica proibido o acesso de ônibus de turismo, vans, táxis e similares, que ingressem no Município de Teresópolis com o objetivo de transportar grupos para fins turísticos, inclusive na modalidade de uso diário (day use) no período de 19 de março de 2020 a 02 de abril de 2020” decretou a autoridade municipal.

Ônibus intermunicipais e carros de aplicativo
No caso do transporte intermunicipal, na quarta-feira (18) passou a vigorar uma portaria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), que restringiu a circulação de transporte de passageiros das modalidades regular, fretamento e complementar, entre a Região Metropolitana e os demais municípios do estado entre eles Teresópolis. Na quinta-feira (19) à noite, por meio de decreto, o governador Wilson Witzel impediu também a circulação de transporte intermunicipal de passageiros que liga a Região Metropolitana à cidade do Rio de Janeiro, incluindo a chegada e partida de voos internacionais e domésticos. O transporte de passageiros por meio de pedido por aplicativos é outro que estará suspenso a partir deste sábado (21) entre os municípios da Região Metropolitana e a cidade do Rio de Janeiro, e vice e versa.
O decreto impede ainda a circulação de transporte interestadual de passageiros com origem nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e em demais estados em que a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada. Essa medida, no entanto, depende de aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Municípios vizinhos
Em grande proximidade com o nosso município, Petrópolis e Guapimirim já têm casos confirmados de contaminação pelo COVID-19. Por conta disso, a rotina de muitas pessoas que procuram ou saem de uma destas cidades para Teresópolis não podem, por ora, contar com coletivos e transporte na modalidade pedido por aplicativos. O prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, proibiu através de decreto, a circulação de qualquer transporte de passageiros intermunicipal, fechando inclusive guichês das empresas responsáveis pela modalidade na cidade vizinha.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE