Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trem turístico e museu ferroviário em Teresópolis

Foi apresentada ao Prefeito Vinicius Claussen os estudos de viabilidade para a implantação do trem turístico e de um museu ferroviário em Teresópolis

Foi apresentada nesta segunda-feira, 08/08, ao Prefeito Vinicius Claussen e equipe pelo presidente da Gestão Municipal o projeto para estudos de viabilidade para a implantação do trem turístico e de um museu ferroviário. A orientação Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Ricardo Lafayette. A AFPF tem como missão promover a preservação ferroviária e incentivar a atividade turística e cultural através das ferrovias, com foco na preservação da história local e regional.
“O trem circulou por Teresópolis entre 1908 e 1957, mas infelizmente o Município vem perdendo esta memória. Vamos avaliar a possibilidade de criar roteiros onde seja possível a instalação da estrutura necessária para a passagem de um trem turístico e também de um espaço adequado para o museu ferroviário. Essa foi a primeira reunião desse projeto. Nossa intenção com esse resgate histórico é possibilitar uma experiência diferenciada para moradores e visitantes de Teresópolis, fomentar o turismo cultural e o desenvolvimento econômico”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado pelos secretários municipais Cléo Jordão (Cultura), Elizabeth Mazzi (Turismo), Ricardo Pereira (Obras), Luiz Cláudio Moraes (Fiscalização de Obras) e Fábio Cunha Cardoso (Planejamento e Projetos Especiais). Também acompanhou a apresentação o presidente do Instituto Oscar Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas, Paulo Sérgio Niemeyer.
Para Ricardo Lafayete, o projeto é uma importante contribuição para o resgate da história ferroviária no estado do Rio de Janeiro. “Vários municípios fluminenses têm alavancado iniciativas como essa, como Três Rios e Sapucaia, com o trem Rio-Minas, e também Miguel Pereira. A AFPF tem projetos em desenvolvimento nos municípios de Resende, Petrópolis e Barra do Piraí. Nossa conversa com o prefeito foi apresentar esse cenário e auxiliar a equipe técnica da Prefeitura de Teresópolis para os estudos iniciais, a fim de que futuramente a cidade possa ter o seu trem turístico, relatou o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE