Wanderley Peres
Neste sábado, 30 de abril, véspera do dia do Trabalho, a comemoração foi por conta aniversário da escola municipal Antônio Santiago. Inaugurada em 1952, agora com 12 salas de aulas, atendendo 580 alunos, a escola municipal de Agriões, que atende o bairro e bairros vizinhos, lembrou sua inauguração com bonito evento, que envolveu ex-professores e funcionários e diretores, além de representantes da secretaria de Educação.
A festa começou às 10h, com breve fala e boas vindas pela diretora Daniele Mello, seguindo-se desfile das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do Município, e a bandeira da escola, com a execução dos hinos, nacional e do município e falas de ex-diretores e funcionários. Teve ainda apresentação dos alunos do pré-infantil e do pré-escolar e exposição de fotografias aparecendo ex-alunos, hoje pais de alunos e amigos da escola, fechando com parabéns para a escola Antônio Santiago, com bolo gigante e um empolgado parabéns pra você.
“Durante o evento, tivemos pula-pula, pipoca, algodão doce, apresentação de alunos do pré-escolar. A comunidade compareceu em peso, eu não esperava tanta gente e foi uma emoção para todos nós ver tanta satisfação com o evento. A comunidade escolar se empenhou, comovida com a história da escola. Muito emocionante, legal mesmo”, comemorou a diretora Daniele Mello Fernandes. Na Educação desde 2002, Daniele vem de uma família de educadores, tendo como maior referência a tia e madrinha, Marlene Cupertino Fernandes, sem dúvida ums das melhores diretoras, de uma das melhores escolas do Estado, a Cia José Francisco Lippi, que já teve também uma breve como Secretária de Educação.
A direção da EM Antônio Santiago conta ainda com as auxiliares Daiana Pereira de Lima e Andréia Maria Alves da Cruz, sendo orientadora pedagógica a professora Luciana Paula Lima Goulart. Com 52 funcionários, entre concursados e contratados – 24 professores, além de apoio escolar, cuidadores e auxiliares administrativos – a escola funciona com dois turnos, manhã e tarde, atendendo turma de Educação Infantil, pré-escolar ao quinto ano.
70 anos da Escola
Classificada pelos pais de alunos entre as três melhores da rede municipal, a EM Antônio Santiago foi inaugurada em 1 de maio de 1952, dentro do programa de comemorações da data de homenagem ao dia do Trabalho, discursando os vereadores Armando Lauria, Daniel Simões, José Viana da Silveira, Alfredo Ferreira e Acácio Varejão e o deputado estadual Omar Magalhães, falando ainda a professora Rosely e o professor João de Camargo. Antes do discurso do prefeito Roger Malhardes, agradeceu o filho do homenageado, Manoel Luiz Santiago, emocionado pela perpetuação da memória do saudoso pai, falecido um ano antes e que passaria a denominar também a rua da escola, até então chamada Capeberibe. Segundo o jornal Gazeta de Teresópolis a solenidade foi sem demora, porque depois de inaugurar a modelar escola de Agriões, o prefeito e comitiva inauguraram outras duas escolas recém-construídas também pela prefeitura, na Barra do Imbuí e em Vargem Grande.
Antônio Santiago
Nome de rua em Agriões, Antônio Santiago veio para Teresópolis em 1910, coletor federal transferido de sua cidade natal, São Fidelis, no Norte Fluminense, onde nasceu em 1873, e casou-se, em 1899, com Ignácia dos Santos Santiago, pais de Maria da Glória e de Manoel Luis Santiago.
Coronel da Guarda Nacional, combativo jornalista do Correio Popular, jornal que circulou em Teresópolis no final dos anos 1910, Antônio Santiago participou ativamente da política municipal. No ano seguinte a sua morte, ocorrida em 31 de janeiro de 1951, a municipalidade deu seu nome ao grupo escolar de Agriões, seguido de homenagem com o nome da rua em frente.