Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Viação Teresópolis continua com menos linhas intermunicipais

Redução nos horários ainda é reflexo das situações geradas pela pandemia da Covid-19

Paola Oliveira

As pequenas e grandes empresas da cidade, depois de um ano e meio lutando contra as instabilidades no mercado causado pela Covid-19, ainda sofrem com os reflexos que a pandemia vem deixando. Faltando quase três meses para o ano de 2021 acabar, os empresários e microempreendedores continuam buscando formas para manterem as atividades, mesmo que  reduzidas, e evitar demissões. Um dos exemplos é a Viação Teresópolis, consolidada na cidade há 65 anos e que muito sofreu com esse impacto. Assim que o governo municipal decretou o primeiro lockdown, em março de 2020, a VTTL teve que fechar as portas e mandar os colaboradores para casa. “Ficamos basicamente suspensos 100%, com apenas quatro funcionários trabalhando para manter o patrimônio”, relembra Márcio Catão, diretor da Viação Teresópolis há quatro anos. Como consequência, a redução das frotas de ônibus foi inevitável. “Nós recolhemos 100% da frota que atendia os municípios como Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto… Não tinha passageiros. Nós transportávamos uma média de 200 mil passageiros ao mês e isso caiu pra quase 1.800”, destaca. 
No segundo semestre do ano de 2020 a situação parecia melhorar e algumas linhas foram retomadas. “A partir de julho voltamos com as linhas de Guapimirim e Magé, a pedido dessas necessidades diretas, e, quando foi em agosto, teve um apontamento para fazer o transporte em outras cidades ligadas ao Rio de Janeiro a princípio. O movimento começou a dar uma acelerada, as demandas foram sendo solicitada, fomos fazendo as complementações e fomos trazendo de volta os motoristas que estavam de suspensão”, revela Márcio.  No início de 2021 a empresa continuou progredindo conforme as flexibilizações do município, mas logo teve que se adaptar e implantar novas ações, como conta o diretor. “Em fevereiro deste ano as coisas estavam retornando bem, chegamos a trabalhar com 40% do resultado de 2019 em nível de faturamento e demanda. Já em abril, com o surgimento da variante, caiu tudo de novo. Com a redução passamos a transportar somente de duas em duas horas”, afirma Catão. 

Linha mais procurada
Hoje, o destino mais procurado entre os passageiros é a capital. Com a retomada da grande procura, a linha passou a ter mais horários. “Nós voltamos a operar de hora em hora para o Rio de Janeiro, na maioria dos horários. Nossa ponte principal e Teresópolis x Novo Rio. Ainda está longe do normal, mas estamos com 48,76% de transporte em relação a 2019”, conta Márcio, acreditando em números melhores.   Já as linhas que fazem a rota para outros municípios, como por exemplo, para as cidades serranas, por falta de maior número de passageiros, vem atuando com horário reduzido. “Para Petrópolis e Nova Friburgo nós colocamos ao invés de quatro, dois horários específicos. Para São José do Vale do Rio Preto um ônibus vai de manhã e outro volta na parte da tarde”, informa o diretor. 

Mudanças
Deste modo, a pandemia com suas dificuldades, fez com que as empresas usassem ao seu favor a inovação para atingir melhores resultados. Esse foi o caso da Viação, que ofereceu novas formas de pagamento, facilitando na rotina dos passageiros. “Foi um processo que nos obrigou a atualizar um pouco a empresa com a venda do cartão de crédito e compra da passagem no meio do caminho, então isso tem ajudado também   a gente se programar um pouco melhor”, declara Márcio Catão. A esperança é que até o final deste ano as coisas mudem para melhor. “A gente ainda não consegue entender o que vai acontecer no futuro. Acreditamos que em setembro a gente volte não à vida real, pois acho isso uma coisa difícil, mas a empresa está atenta e a operação tem funcionado bem firme no atendimento normal as demandas e agora temos que aguardar”, completa o diretor da Viação Teresópolis.  Para saber sobre linhas e horários disponíveis, acesse o site www.viacaoteresopolis.com.br  ou entre em contato pelos telefones  (21) 3644-6600 / (21) 99602-2454.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 01/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado do Dia do Trabalho: veja o que funciona em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis tem a luz cortada por falta de pagamento

Dupla presa após invasão e furto de restaurante em Teresópolis

Duas mulheres foram presas tentando furtar garrafas de whisky

Mais de 400 pessoas no encontro do União Brasil

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE