Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vinho produzido em Teresópolis já envasa 1.200 garrafas por ano

O vinho tinto Syrah é encorpado e de coloração profunda. Apresenta aromas de frutas pretas e especiarias doces.

Nina Benedito
@ninabenedito

Um novo seguimento do turismo começa a ganhar força em Teresópolis, o enoturismo. Também conhecido como turismo de vinhos, teve a sua origem em meados da década de 1980, no continente Europeu. Trata-se de uma atividade turística que se caracteriza pela viagem motivada pela apreciação do sabor dos vinhos e cultura das localidades que produzem a bebida. Para aprender mais sobre o assunto e sua potencialidade por aqui, a equipe do Diário e Diário TV esteve na primeira vinícola a produzir a produzir a bebida em Teresópolis, localizada em Campanha, no Segundo Distrito. Conferimos de perto as plantações que já somam 3.550 parreiras, sendo 2.650 de uvas Syrah, que produz um vinho tinto de excelente qualidade e 900 de Viognier, que produz um vinho branco. Fomos recebidos pelo administrador da Fattoria Vinhas Altas, Murilo Pilotto, que fez as honras da casa e nos apresentou a propriedade em meio um fragmento de Mata Atlântica, as plantações e todo o processo de colheita, controle de qualidade, envase e rotulação das garrafas. “Nosso plantio se deu em outubro de 2017, onde foram colocadas 1.600 mudas de Syrahs. Outubro e novembro acontece uma janela adequada, pois precedem a temporada de chuva. As mudas nessa fase, precisam desse solo úmido”, explicou Murilo.
Ainda segundo ele, o sistema utilizado é conhecido como dupla poda. A primeira é feita logo após a colheita, entre julho e agosto, e a segunda em janeiro. Dessa forma os cachos se desenvolvem durante o inverno serrano com pouca chuva, dias ensolarados e noites frias, que são consideradas condições perfeitas para uvas sadias e com muita concentração de elementos que acrescerão maravilhosos sabores e aromas. “Nossas plantas ainda jovens não atingiram a idade de produção máxima. A cada ano a nossa vindima vem aumentando, hoje temos 1.200 garrafas por ano. Nos próximos três anos, esperamos atingir pouco mais de três mil garrafas”, enfatiza. O momento da colheita se dá sempre no inverno, entre julho e agosto, período que chove pouco durante a maturação da fruta, garantindo acumular aromas e sabores.

Murilo Pilotto é o administrador da propriedade e responsável pela produção dos vinhos. Na foto com a apresentadora Nina Benedito

Sonho realizado
Uberto Molo, falecido em 2019, um dos sonhadores da Fattoria junto a seu então sócio, Murilo Pilotto, emprestou seu nome ao primeiro vinho fino feito em nossa cidade. Teve a oportunidade de degustar de sua primeira produção, que teve todo o seu processo acelerado para que Uberto pudesse desfrutar do sonho realizado.

O berçário da vinicultura no município está localizado em Campanha há 20 minutos do centro da cidade

A grande missão
Murilo fala com orgulho e muito entusiasmo sobre o pioneirismo em cultivar uvas viníferas em Teresópolis. “Por fim e mais importante, essa nossa aventura está incentivando futuros produtores, três outros projetos estão em andamento, sendo a Vinícola Maturano, o carro chefe desse processo, será certamente uma das maiores do Sudeste Brasileiro, plantou esse ano 28 mil mudas só pra começar e inicia a construção da sede aqui mesmo em Campanha. O outro que também plantou esse ano, é a La Chance, no Vale do Arriero, e o terceiro é a Vinícola Bonita, em Rio Preto, cuja a terra está em preparação e mudas já compradas para serem plantadas em 2023”, destaca.

Polo de enoturismo
Segundo o administrador da Fattoria, outros interessados já compraram propriedades na região e iniciaram o processo de consultoria e escolha de variedades. “Tenho a convicção que no máximo em cinco anos teremos uma reviravolta na cidade. Um poderoso polo de enoturismo estará trazendo milhares de turistas e criando empregos de qualidade em nossa região”.

Todo o plantio é devidamente catalogado e monitorado e a uva Syrah produz um excelente vinho tinto

Visitação
“Nossa visitação ocorre aos sábados, às 10h. Contamos inicialmente a nossa história, falamos sobre o sistema de plantio, visitamos os vinhedos apresentando o manejo das plantas e finalmente abrimos nosso potente Syrah para uma prova, acompanhada de uma excelente mesa de queijos, frios e pastinhas diversas. A venda dos vinhos fecha então essa inesquecível experiência. Tudo isso imerso em uma atmosfera única, cercada por florestas intactas com fundo musical de pássaros diversos”, convida Murilo. As inscrições para formação dos grupos de no máximo 20 pessoas pode ser feita através do Instagran @fattoriavinhasaltas ou pelo Whatsapp (21) 97145-3703. Vale lembrar que grupos de Teresópolis já estão sendo montados para a visita de jipe com a Ecoplay que é especializada em roteiros de experiência e vivências rurais. Interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp (21) 9 7172-7057 ou pelo instagram @ecoplay-tour

Murilo Pilotto faz 1questão de monitorar toda a plantação de perto e se orgulha dos resultados

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE