Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Boletim coronavírus Rio de Janeiro (14/03): 24 casos confirmados

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até este sábado (14/03), 24 casos de coronavírus (Covid-19) e 76 suspeitos no estado do Rio de Janeiro.

O estado do Rio de Janeiro tem 24 casos de coronavírus e 76 suspeitos de contaminação. Os registros foram atualizados ontem (14) pela Secretaria estadual de Saúde (SES). No boletim divulgado na véspera havia 19 casos confirmados e 228 suspeitos no estado.

De acordo com a secretaria, os casos confirmados foram no Rio de Janeiro (22), em Niterói (1) e em Barra Mansa (1). Entre eles, 10 foram em homens e 14 em mulheres. Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável. A secretaria acrescentou que foram registrados os primeiros casos de transmissão comunitária na capital fluminense.

Niterói
Em Niterói, na região metropolitana do Rio, o Gabinete de Crise, montado pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT-RJ) para combater o avanço do novo coronavírus no município, determinou a suspensão das aulas na rede pública, inicialmente por 15 dias, mas se houver necessidade o prazo poderá ser estendido.

Por causa da suspensão, as diretoras e diretoras adjuntas das unidades municipais foram orientadas a fazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, um mapeamento dos alunos em vulnerabilidade social para garantir a distribuição de 30 mil cestas básicas às famílias já na próxima semana. A medida é para buscar uma solução para o caso de alunos que diante de dificuldade de recursos em casa, dependem da alimentação recebida nas escolas. “Se essas crianças e adolescentes não tiverem as três refeições diárias fornecidas na escola, elas simplesmente não comem”, disse o prefeito.

Em outra medida, foi autorizada a suplementação orçamentária para a área de saúde, a fim de garantir mais recursos para o combate ao vírus. Na área econômica, o prefeito determinou o adiamento do pagamento de ISS para todos os setores pelo prazo de três meses, como forma de tentar reduzir o impacto da pandemia. No comércio, a preocupação é com o número de empregos. Segundo o prefeito, o adiamento vai aliviar o setor de serviços, que gera mais de 30 mil empregos e representa cerca de R$ 100 milhões que o caixa da cidade deixa de receber no período. Ele pretende sugerir o adiamento em âmbito federal.

“Vamos propor à Secretaria de Receita Federal que esse adiamento, ou diferimento, no ISS seja feito também no Simples, porque é importante para uma série de atividades”, afirmou, lembrando, que foi criada uma Câmara Temática da área econômica, com entidades empresariais e industriais da cidade para acompanhar e discutir medidas que reduzam o impacto no setor econômico.

Os eventos culturais e esportivos, além de feiras de artesanato e produtos orgânicos, já haviam sido suspensos por determinação do Gabinete de Crise também por 15 dias.

Eventos religiosos
Em contatos com lideranças religiosas do município, o prefeito Rodrigo Neves recomendou a suspensão de cultos, missas e manifestações religiosas presenciais. Segundo o prefeito, a orientação é evitar a aglomeração de pessoas e possível contágio. “Importante que todas as denominações religiosas sigam essa recomendação e não tenhamos cultos ou missas presenciais em Niterói para seguirmos o protocolo de não termos aglomeração de pessoas”, disse.

Neves chamou a atenção para a importância de se evitar as fake news e o pânico na população. “Vamos sair mais fortes dessa situação, evidentemente difícil. Não podemos, de maneira nenhuma, transmitir pânico ou fake news. Vamos cuidar da cidade e proteger cada cidadão de Niterói”, observou.

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show de Olívia Maria embala a noite gelada de aniversário de Teresópolis

Teresópolis homenageia 89 pessoas em sessão solene pelos 134 anos do município

Teresópolis 134 anos: Comunidade católica celebra missa pelo Aniversário da Cidade

Telles, referência no montanhismo em plena terceira idade

Feira da Serra neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE