Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feira de Artesanato Artes Manuais terá nova edição em julho

Evento tem a proposta de divulgar os trabalhos produzidos por artesãos em Teresópolis

Incluída no Calendário de Eventos do município, a Feira de Artesanato ‘Artes Manuais’ terá sua próxima edição entre os dias 25 e 28 de julho, mês de aniversário da cidade. O local será o Espaço Cultural Higino, no Alto. Realizado com regularidade durante todo o ano, o evento tem a proposta de divulgar os trabalhos artesanais produzidos em Teresópolis, a segunda cidade do estado do Rio de Janeiro com o maior número de artesãos.
“A cada edição recebemos mais artesãos interessados em fazer parte do cadastro da Secretaria de Cultura. Hoje temos 476 profissionais especializados inscritos e atuando na produção de trabalhos manuais variados. Isso mostra a força da economia criativa de Teresópolis”, avalia Cléo Jordão, secretária de Cultura e de Turismo.

Vitrine e negócios
De 11 a 13 de maio, a edição especial Dia das Mães movimentou o salão da Igreja de Santo Antonio, no Alto. Reunindo 125 artesãos e sua variada produção em couro, linha, barbante, palha, madeira e pedrarias, entre outros materiais, além de gastronomia, a mostra funcionou como vitrine para apresentar a criatividade e a qualidade do artesanato de Teresópolis. E, é claro, gerar oportunidade de vendas e futuros negócios.
“Muito válida essa iniciativa por resgatar o verdadeiro artesanato de Teresópolis”, opinou Rosa Antunes, em seu estande de acessórios de decoração. “Até pouco tempo não tínhamos espaço para divulgar nosso trabalho e a Prefeitura está nos dando essa oportunidade sem custos”, acrescentou Isabel Cristina Veiga, que produz bonecos e peças em crochê.
Participando da Feira pela terceira vez, no setor de gastronomia, Izabel Tereza Guarnido aproveitou a chance de vender seus doces e salgados. “É uma forma de mostrar à população que Teresópolis tem muita gente produzindo artesanato de qualidade”, opinou.
O cadastro de artesãos de Teresópolis começou em 2018, sob a coordenação de Fátima Cunha, da Secretaria de Cultura. Daí surgiu a proposta da Gestão Municipal de realizar feiras temáticas periódicas. Para ela, além de atividade econômica, o artesanato também funciona como terapia ocupacional. “Participando dessas feiras, os artesãos mostram seus trabalhos para população e turistas e contribuem com a renda familiar. Com esta ocupação, muitos provam o seu valor e aumentam a auto-estima”, finalizou Fátima.

 

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 04/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis 135 Anos: confira a programação especial do Aniversário da Cidade

135 anos de Teresópolis: Desfile de 6 de Julho ocorrerá na Avenida Feliciano Sodré

Aberta mais uma temporada de floração no ‘Cantinho das Cerejeiras’

Enel encontra ‘gatos de luz’ em três estabelecimentos comerciais de Teresópolis

Detran RJ isenta pessoas acima dos 60 anos de taxas para renovar a CNH

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE